quarta-feira, 25 de julho de 2012

DEGUSTAÇÃO CHARDONNAY e CORTE BORDALÊS - Os Tintos

Dando sequencia ao relato da degustação que aconteceu ontem na Escola de Vinho do Empório Delitalia, vamos agora ver o que aconteceu com os três tintos escolhidos, a degustação dos brancos foi conduzidas pelo argentino Carlos Suarez, a dos tintos coube a mim apresentar.


1. BUENO PARALELO 31.
O representante do Brasil foi um corte de Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot, produzido pela Vinícola Miolo nos vinhedos de propriedade do comentarista esportivo Galvão Bueno, na Campanha Gaucha.
Na realidade este vinho eu deveria ter apresentado como segundo, veremos já o motivo.
De cor intensa, rubi, reflexos rubi, sem defeitos com lagrimas de media intensidade a demostrar um teor alcoólico acima de 13%, sem defeito.
No nariz tem um ataque bastante intenso, aparece a fruta vermelha madura em primeiro lugar, em seguida leve vegetal, com notas de pimenta do reino, leve tostado e nuances de couro e café, muito sutil, boa persistência olfativa.
Na boca os taninos aparecem um pouco ásperos, secam a boca de inicio, logo após a acidez aparece e a reação é de leve salivação, a demostrar certo equilíbrio do vinho. Um ponto característico e bastante marcante é representado pela mineralidade, a presença sápida na boca é dada a este vinho pelo solo típico da Campanha Gaucha, rico em mineral.
O vinho termina com um que de leve amargor que não incomoda e acrescenta um caráter gastronômico ao Bueno, trata-se, em minha opinião, de um vinho com boa margem de melhoramento, seus taninos estão ainda um pouco agressivos, levemente rústicos, possivelmente vão melhorar com a maturação, de todo modo representou com honra sua região.


2. LA CHAPELLE D'ESCURAC MEDOC AOC 2009.
Tipico representante da origem do Corte Bordalês, 50% Cabernet Sauvignon e 50% Merlot, este vinho deveria ter sido degustado primeiro.
De cor vermelho rubi, intenso, com o halo a assumir uma tonalidade um pouco mais granada que o Bueno, um pouco menos brilhante, sem defeitos.
No nariz o primeiro ataque é de frutas maduras, cassis sobretudo, em seguida aparecem ameixas e outras frutas vermelhas e pretas, com o passar dos segundos afloram flores vermelhas, especiarias, tostado e notas de bosque, a persistência olfativa é muito boa, o leque aromático bem integrado e bastante amplo.
Na boca é macio, os taninos são muito bem integrados com a acidez, nada se sobressai em nenhum momento, um vinho sem arestas, bastante aveludado, acredito que a Merlot tenha ajudado muito nisso, bastante equilibrado, de persistência boa, na média da categoria, ao final das contas trata-se do segundo vinho do Chateau d'Escurac, um Cru Bourgeois de Civrac-en-Medoc. Pela sua maciez deveria ter sido aberto como o primeiro vinho desta degustação.


3. ERASMO 2007.
Produzido pela Viña La Reserva de Caliboro, no Vale do Maule, este corte de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot,  foi considerado pelo Patrício Tapia, em seu "Guia Descorchados", como o melhor tinto do Chile, bom eu não conheço todos os tintos de lá, mas ao colocar o Erasmo na boca percebe-se de imediato que quem o produziu pertence a escola italiana.
De cor vermelho rubi muito intensa, reflexos rubi, sem defeitos, as lagrimas denunciam o elevado teor alcoólico, acima de 14%.
No nariz as frutas vermelhas e pretas dominam o ataque olfativo, o cassis predomina, absoluto, aqui as notas terciarias são um pouco mais perceptíveis, as especiarias, a fruta e os aromas derivados do afinamento de 18 meses em barricas francesas ficam bem integrados no bouquet deste belo vinho.
Na boca é que o vinho demostra seu caráter italiano, e com razão, o produtor do Erasmo é Francesco Cinzano, proprietário da Col d'Orcia, de Montalcino, enquanto quem faz o vinho é justamente o Maurizio Castelli, enologo da vinicola toscana. Os taninos são potentes, importantes, impõem imediatamente respeito, a persistência do vinho é profunda e marcante, absolutamente impensável beber o Erasmo sem o acompanhamento gastronômico adequado, totalmente diferente dos tintos chilenos mais comuns, de taninos macios e aveludados pelo toque invasivo, e excessivo, do carvalho americano; este é vinho a se comprar de caixa para tomar uma garrafa cada ano, para poder apreciar a evolução que, acredito, será longa e interessante.

CONCLUSÕES: Em post anterior menciono o fato que as coisas ficaram complicadas para mim, explico por que; na verdade o objetivo destas degustações é didático, ninguem pretende demostrar qual é o melhor vinho da noite ou coisa parecida, o intento é apresentar vinhos de qualidade, com tipicidades diferentes mais, neste caso o Erasmo acho que ficou um pouco acima dos outros, sua potencia e sua personalidade o deixaram realmente em um patamar distinto. 
Em defesa dos demais podemos dizer que o Medoc está muito bom e aveludado, versátil e fácil de harmonizar e de agradar pelo seu excelente equilíbrio; já o Bueno, dos três, é aquele que tem melhor margem de melhoramento, por ser produzido numa região que foi descoberta recentemente, onde o homem, a terra e a videira ainda estão se conhecendo, num namoro que, tenho certeza, dará vinhos ainda melhores que os já ótimos produzidos agora, apenas falta os consumidores acreditarem mais nesse aspecto e vestirem esta camisa. 

DEGUSTAÇÃO CHARDONNAY e CORTE BORDALÊS - Os Brancos

Na noite de ontem aconteceu a degustação guiada de alguns vinhos bastante emblemáticos, a temática da degustação foi as similitudes e as diferenças entre alguns Chardonnay de diferentes regiões produtoras e entre tintos feitos a partir do corte Bordalês.


Começamos com os brancos, foram degustados três vinhos na seguinte ordem:


1. CHABLIS AOC 2010 CHATEAU DE MALIGNY. 
Um exemplo clássico do branco francês, o estilo típico dos Chardonnay daquela região foi muito bem representado, pois Jean Durup elabora seus vinhos a partir de 100 hectares de vinhedos próprios, seguindo à risca o estilo tradicional, sem carvalho e bastante mineral.
No exame visual o vinho apareceu amarelo claro com reflexos esverdeados, típico, límpido e sem defeitos.
No nariz as notas cítricas de maçã verde tinham menos força que o esperado, deixando a cena para a fruta a polpa branca, tipo pera e melão, as nuances de flores brancas deixaram o vinho atraente e extremamente delicado no nariz, justamente intenso, com notas minerais de giz marcantes, um aroma típico e muito limpo; Chablis de manual.
Na boca o vinho se apresentou seco, de boa acidez, refrescante, a sapidez muito boa; o terroir de Chablis deixa o vinho muito mineral, o toque salino na boca é realmente algo difícil a ser confundido, verdadeira impressão digital daquela região; um vinho leve, característico, excelente para acompanhar entradas, mariscos, ostras e peixes.


2. CASA VALDUGA GRAN RESERVA CHARDONNAY 2010.
O representante do Brasil, Vale dos Vinhedos, neste páreo mostrou uma cor amarelo ouro, a testemunha de uma fermentação em barrica, seguida de um estagio sobre as borra de seis meses; como era de se esperar mais intensidade de cor e tonalidade mais dourada. Límpido e sem defeitos, pelas lagrimas mais preguiçosas percebeu-se um teor alcoólico um pouco mais elevado.
No nariz um amplo leque de aromas, abacaxi maduro, uma leve casca de limão, além de notas secundárias e terciarias, oriundas das fermentações alcoólica e malo-latica (ambas em madeira nova da França e Romênia), como a banana, o tostado, um leve defumado e sutis toques de chocolate branco completam o rico quadro olfativo deste belo vinho.
Na boca a acidez mantem o Casa Valduga bem vivo embora, pelo tempo de envelhecimento, este Chardonnay se apresente redondo, macio e envolvente, sedoso no paladar, a testemunha da boa evolução pelo qual passou, os aromas de boca, percebidos pela via retro-nasal, confirmam as impressões do nariz; vinho elegante, de excelente persistência gustativa; a meu ver em seu pleno apogeu; um interessante contraponto ao primeiro que nós degustamos.


3. CALYPTRA GRAN RESERVA CHARDONNAY 2007.
Este vinho foi uma agradável surpresa, vindo da região do Alto Cachapoal, no Vale Central chileno, passa por 24 meses de barrica! Um vinho incomum, de cor amarelo quase âmbar, intenso, porém bastante brilhante, a testemunha de um vinho vivo, apesar da idade.
No olfato as notas oxidativas de caramelo e mel aparecem e dominam o nariz; assim que nos acostumamos começamos a perceber as frutas em calda, como o abacaxi, a casca de tangerina e laranja, o amanteigado e o tostado deixados pelo longo estagio em madeira; um leque amplo de aromas se desenvolveram neste Chardonnay, ao longo de seus 5 anos de vida, realmente impressionante.
Na boca a acidez ainda é perceptível, embora a característica do Calyptra não seja esta, a longa maturação o deixaram macio e envolvente. O vinho apresenta um corpo notável, com os traços de oxidação a torná-lo diferente e peculiar, porém muito interessante; a pouca percepção do álcool e a longa persistência completam o quadro. Um Chardonnay que todo degustador deveria provar, empolgante, embora um pouco complexo de ser apreciado, com certeza incomum.

CONCLUSÕES: A degustação atingiu em cheio, em minha opinião, seus objetivos, ou seja apresentar três diferentes interpretações do mesmo varietal, de acordo com o terroir e o estilo de cada região / produtor, de forma a propor diferentes opções de escolha para o enófilo interessado em novas experiencias.
No próximo post falaremos dos tintos e de como a coisa ficou complicada para mim.


segunda-feira, 23 de julho de 2012

DEGUSTAÇÃO CHARDONNAY e CORTE BORDALES

Na próxima Terça Feira 24 de Agosto, amanha, teremos uma degustação guiada de seis vinhos, três brancos e três tintos, cuja temática sera' a diferença entre solos e territórios diferentes e sua influencia sobre vinhos produzidos a partir das mesmas variedades.

 Foram escolhidos varietais emblemáticos e internacionais, para os brancos obrigatoriamente a rainha das uvas, a Chardonnay, a variedade mais plantada do planeta, presente em todas as regiões vinícolas do Globo. Para representar os tintos escolhemos o Corte Bordales, histórico assemblage entre as Cabernet Sauvignon, a Cabernet Franc e a Merlot, novamente interpretadas em regiões distintas.

 O tom da brincadeira sera' justamente descobrirmos como a tipicidade de um solo e de uma região pode influir em cada vinho, mesmo quando todos os que serao degustados foram produzidos a partir do mesmo varietal; uma tentativa de levar o enofilo a descobrir de forma pratica o sentido real da palavra TERROIR.

Os três Chardonnay serão abertos na seguinte ordem:

CHABLIS CHATEAU DE MALIGNY - Jean Durup - Chablis AOC

CASA VALDUGA GRAN RESERVA CHARDONNAY - Vale dos Vinhedos

CALYPTRA GRAN RESERVA CHARDONNAY - Alto Cachapoal - Chile.

 A seguir os três tintos:

BUENO PARALELO 31 - Miolo Wine Group - Campanhã Gaúcha

ERASMO 2007 - Vina La Reserva de Caliboro - Valle del Maule - Chile

LÁ CHAPELLE D'ESCURAC - 2. Vin Chapelle d'Escurac - Medoc AOC
A degustação vai acontecer na ESCOLA DE VINHO do Emporio Delitalia, a partir das 19:30 horas. 

Serviço: Emporio Delitalia, Av. desembargador Moreira, 533 - Meireles - Fortaleza Fone: 85 3133 5001 Custo do convite: R$ 80,00 com R$ 40,00 em credito para compra de vinhos na loja, ingressos a serem adquiridos no local.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: GARCIA VIADERO ALBILLO 2008


GARCIA VIADERO ALBILLO 2008

Região: Ribeira de Duero - Espanha
Produtor: Garcia Viadero
Classificação: Vino de lá Tierra de Castilla y Leon
Composição: 100% Albillo
Safra 2008
Estagio: inox
Teor Alcoólico: 12,5%

Visual: Amarelo palha com reflexos esverdeados (apesar da safra ser 2008!), límpido, sem defeito, mas a rolha ja' começa a dar sinais de cansaço, esta na hora de consumir.

Olfativo: Ataque bem mineral de pedra de isqueiro, em seguida aparecem os toques de frutas a polpa branca, pêra e melão e algumas notas herbáceas acompanhadas pela delicadeza das flores brancas; esses aromas ficam claros depois que o nariz se acostuma ao mineral que da o tom principal deste vinho.

Gustativo: A mineralidade aparece na boca de forma muito interessante, condiciona sem duvida as harmonizações deste vinho que deve tomar distancia de comidas acidas como aquelas com base de tomate, ou as excessivamente salgadas como azeitonas, anchovas etc.
 
Boa acidez refrescante, no aroma de boca aparecem novamente as notas herbaceas, vinho de bom corpo e personalidade marcante, muito persistente.


Conclusões: Este vinho é produzido a partir de uma cepa raríssima e autóctone da Espanha, sem duvida vale a pena conhecer, muito interessante, ótimo para fugir da rotina dos brancos mais comum. Ótima relação custo / beneficio

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO: CHINON LA BOUCHARDIERE


CHINON A.O.C. LA BOUCHARDIERE

Produtor: HENRI BOURGEOIS
Região: Vale de Loire - França

Classificação: Chinon A.O.C. Estagio: 4/6 meses barrica de Carvalho
Teor alcoólico: 13%
Safra: 2009

Visual: Cor vermelho rubi com reflexos violáceos, nao muito intenso, denota juventude, apesar da safra, límpido sem defeitos, lagrimas abundantes de media intensidade.

Olfativo: Ataque tipicamente vegetal de pimentão verde, aparecem em seguidas frutas negras e vermelhas, perfeitamente em linha com o varietal, em seguida algumas notas terciarias de leve defumado completam o leque aromático do vinho.
O Cabernet Franc da Loire as vezes pode ter toques vegetais em demasia, devido as eventuais chuvas de fim de verão que em certos anos atrapalham a vida dos viticultores, neste vinho o problema não aparece, pelo contrario o vegetal e' agradável e bem integrado com os aromas de frutas.

Gustativo: Vinho de corpo leve, enxuto, de acidez media, convidativo para acompanhar comida, bastante elegante como se espera de um Chinon de boa procedência, persistência gustativa media, interessante para harmonizar grelhados de carne não muito gorda, carnes suínas, massas e frios de qualidade.


Conclusões: Um belo vinho, clássico, um tinto de excelente relação custo / beneficio, que vale a pena apreciar, para variar as opções com um pouco de leveza.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

HARMONIZANDO TULIPAS DE FRANGO Aprenda com o Chef - YouTube

Essa semana o Aprenda com o Chef apresenta mais uma edição da série FAÇA VOCÊ MESMO. 
Fernando Barroso ensina receitas práticas que podem ser executadas no dia-a-dia... e o melhor com ingredientes bem cearenses... Que tal uma tulipa de frango para o almoço? 
E você ainda vai aprender como harmonizar este prato, com o sommellier Marco Ferrari. 


O Aprenda com o Chef vai ao ar de segunda a sexta, às 21h30, com reprises de quarta a sexta, às 10h45 da manhã e no domingo, as 11h45 da manhã, na TV O POVO Canal 48 | Net 23 | TV Show 11. 
Exibido em 08.06.2012


Aprenda com o Chef: Tulipas de Frango - YouTube:

'via Blog this'

HARMONIZANDO QUEIJOS 2 Empório Delitalia - Aprenda com o Chef - YouTube

Conheça mais sobre a harmonização de queijos e vinhos, assista no link.


Empório Delitalia - Aprenda com o Chef - parte 02 - YouTube:

'via Blog this'

HARMONIZANDO QUEIJOS 1 Empório Delitália - Aprenda com o Chef - YouTube

O "Aprenda com o chef" conta a história dos irmãos Goerge e Eduardo criadores do Empório Delitalia. Vamos conhecer os segredos da empresa que completa 15 anos no mercado cearense. 
Por ser uma das primeiras delicatessen de Fortaleza, no início, foi preciso investir para qualificar os funcionários e também os consumidores. 
Hoje, existe até uma escola de vinhos dentro da loja! E ainda tem as dicas de harmonização do sommellier Marco Ferrari. 


O "Aprenda com o chef" vai ao ar de segunda a sexta, às 21h30, com reprises de quarta a sexta, às 10h45 da manhã e no domingo, as 11h45 da manhã, na TV O POVO Canal 48 | Net 23 | TV Show 11 ou pelo www.opovo.com.br/tvopovo

Empório Delitália - Aprenda com o Chef - YouTube:

'via Blog this'

sexta-feira, 6 de julho de 2012

ESCOLA DE VINHOS Empório Delitalia - Aprenda com o Chef - YouTube

Conheça a Escola de Vinho do Empório Delitalia, um espaço reservado para a divulgação da cultura do vinho em Fortaleza.

Da ideia de promover o consumo consciente do vinho, surgiu a oportunidade de utilizar um espaço nas dependências da loja do Empório Delitalia em Fortaleza onde organizar degustações e palestras para enófilos sedentos de cultura e não apenas de vinho, conheça maio sobre esta história no link.

Empório Delitalia - Aprenda com o Chef - Parte 4 - YouTube:

'via Blog this'

terça-feira, 3 de julho de 2012

HARMONIZANDO PÃO E VINHO - Aprenda com o Chef - Pão de Azeitonas Pretas - YouTube

O Aprenda com o Chef fez uma visita à Boutique de pães, Rosmarino, em Fortaleza. Fernando Barroso entrevista o chef, Karliano Pereira, que ensina receitas de pães especiais... Hoje: Pão de Azeitonas pretas. Exibido em 14/06/2012. A mistura de fermento, farinha e água se transforma em clássicos da gastronomia portuguesa e francesa. E ainda tem as dicas de harmonização do sommellier Marco Ferrari. O Aprenda com o Chef vai ao ar de segunda a sexta, às 21h30, com reprises de quarta a sexta, às 10h45 da manhã e no domingo, as 11h45 da manhã, na TV O POVO Canal 48 | Net 23 | TV Show 11.


Aprenda com o Chef - Pão de Azeitonas Pretas - YouTube:

'via Blog this'

domingo, 1 de julho de 2012

HARMONIZANDO PÃO E VINHO - Aprenda com o chef - Pão Coupiac - YouTube

Fernando Barroso te leva, no Aprenda com o Chef, para a cozinha da boutique de pães, Rosmarino. O chef Karliano Pereira ensina receitas de pães especiais durante toda essa semana. Aprende a fazer um Pão Coupiac. E ainda em as dicas de harmonização do sommelier Marco Ferrari. Exibido em 12.06.2012.


Aprenda com o Chef vai ao ar de terça a sexta, às 21h30, com reprise de quarta a sexta, às 11 da manhã e domingo, as 11h45 da manhã, na TV O POVO (Canal 48 | Net 23 | TV Show 11)

Aprenda com o chef - Pão Coupiac - YouTube:

'via Blog this'

HARMONIZANDO PÃO E VINHO - Aprenda com o Chef - Pão Português - YouTube

Harmonização tão antiga quanto a humanidade, o pão e o vinho acompanham o ser humano desde o começo da civilização, simbolizam o ritual sagrado da alimentação e são referencias da civilidade dos povos.

Aprenda com o Chef - Pão Português - YouTube: "Fernando Barroso leva você, no Aprenda com o Chef, para a cozinha da boutique de pães Rosmarino. O chef Karliano Pereira ensina receitas de pães especiais e dessa vez você aprende a fazer um Pão Português. E ainda tem as dicas de harmonização do sommelier Marco Ferrari.

Aprenda com o Chef vai ao ar de terça a sexta, às 21h30, com reprise de quarta a sexta, às 11 da manhã e domingo, as 11h45 da manhã, na TV O POVO (Canal 48 | Net 23 | TV Show 11)"

'via Blog this'