terça-feira, 1 de maio de 2012

BODEGAS EMILIO MORO




A Emilio Moro importante bodega da Ribera Del Duero, pertence à mesma família que está agora na terceira geração, possui 200 hectares de vinhedos dentro da D.O. Ribera del Duero, na cidade de Pesquera Del Duero, com clones próprios evidenciados e selecionados ao longo dos anos.
A Bodega conta ainda com mais 300 hectares monitorados pelos enólogos da família e cultivados por parceiros.
Em 98 resolveram fugir das restrições que as Denominações de Origem impunham, levantando bastante polemica na Espanha, para dar mais personalidade aos seus vinhos, buscando desenvolver um estilo próprio pela qualidade e tipicidade dos clones que a própria Emilio Moro desenvolveu em anos de seleção natural.

Condução de vinhedo "EN VASO"

Muito utilizado por aqui é o sistema típico espanhol, denominado "en vaso", com videiras de mais de 70/80 anos, castigadas pela amplitude térmicas, de baixa produtividade, que dão uvas de excelente qualidade. 

Podemos distinguir dois tipos de solo que caracterizam os vinhos da Emilio Moro, o solo argiloso, que dá poder e intensidade ao vinho
e o solo calcáreo que produz vinhos elegantes e complexos.

CEPA 21 nasce em 2000, e' uma bodega que surgiu a partir de um projeto desenvolvido com o intuito de fazer vinhos mais frutados e com menos influencia da madeira. Nos Vinhedos predomina a condução em espaldeira.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO:

FINCA RESALSO 2009
450.000 gfs/ano

Cor rubi com reflexos granados.

Aroma de frutas vermelhas, cerejas, amoras, toques DE baunilha, leve tostado.

Na boca ataque suave, de médio corpo, taninos macios e aveludados, enxuto, acidez não muito elevada, equilibrada e agradável, fácil de beber, excelente para massas e frios ou carnes leves.

HITO 2008 (Cepa 21) 350.000 gfs/ano

Tinto rubi com reflexos granada típico da Tempranillo, intenso e límpido, sem defeitos.

Aroma de frutas mais maduras, os toques de baunilhas e madeiras não se percebem, apesar do afinamento de 8 meses em carvalho, a fruta e' exuberante, aparecem no final toques de chocolate.

Na boca muito frutado, a acidez e' balanceada com algum toque mineral, taninos doces e macios, boa persistência, fácil de beber.

EMILIO MORO 2006 14%

Tinto rubi intenso reflexos granados, límpido s defeitos, lagrimas descem lentas e preguiçosas, demonstrando bom teor alcoólico.

Aromas intensos, penetrantes de cassis, frutas maduras, notas balsâmicas, leve tostado, especiarias, persistente.

Na boca aparecem os taninos enxutos, macios porém presentes, bom corpo, acidez já decaindo, potencial de guarda de dois ou três anos, embora este Tempranillo se encontre já no seu apogeu e pronto para beber. Longa persistência gustativa, harmonização com carnes importantes, Carneiro e carnes ao molho.

CEPA 21 2006

Cor vermelho rubi de boa intensidade, reflexos granados, lagrimas preguiçosas e lentas.

Aroma de frutas pretas maduras, lembrando amoras, toque de baunilha leve, especiarias, a combinação de barricas francesas e americanas que foram utilizadas no afinamento deste vinho contribuíram para formar um bouquet amplo e harmônico.

Na boca ataque suave, mas de bom corpo, a acidez e' presente e refrescante, os taninos enxutos e aveludados, longo e persistente, um excelente vinho, para pratos importantes.

MALLEOLUS 2006

Cor vermelho rubi intenso e reflexos granado, lagrimas lentas, límpido sem defeitos.

Aroma de frutas pretas maduras, com terciários, café e especiarias, algo de mineral, bem amalgamado, equilibrado e de bouquet amplo, riqueza aromática de vinho de grande classe.

Na boca vinho importante, taninos macios, toques sápidos a realçar a mineralidade do vinho, vinho em seu apogeu, pode envelhecer mais alguns anos, 3/4 no máximo, harmonizar com pratos importantes, como carne guisada e pratos saborosos e especiados. Longo e persistente.
Em minha opinião o vinho da noite.

2 comentários:

  1. Muchas gracias por vuestra atención durante la visita de nuestro Export Manager NACHO ANDRÉS en tierras Brasileñas.MOITO OBRIGADO!!
    www.emiliomoro.com / www.cepa21.com

    ResponderExcluir
  2. Muchas gracias por su comentário, lá cata fue muy agradable, Nacho és un buen comunicador e los vinos estaban muy ricos. Hasta luego

    ResponderExcluir