Nessa degustação provei dois vinhos muito interessantes que não conhecia, o primeiro é o ERRAZURIZ RESERVA SHIRAZ (a grafia é essa mesma, a moda australiana) do Vale de Rapel, produzido pela Viña Errazuriz, uma das mais antigas vinícolas chilenas, com mais de 140 anos de atividade.
A pesar da Viña Errazuriz ser a mais emblemática vinícola do Aconcagua, o excelente Shiraz que provei é elaborado no Rapel, de clima mais quente; passa por um estagio de 8 meses em barricas americanas e francesas, o que é muito comum no Chile.
Se trata de um vinho de cor vermelho rubi escuro, indicando bom potencial de envelhecimento, no nariz aparecem nitidamente pimenta e especiarias, além de frutas maduras, típicas da Shiraz; os toques de madeira, sob forma de discreta baunilha, não faltam, como todo bom vinho chileno, porém não são invasivos e não agridem o bouquet de forma geral; na boca é um vinho suculento e de taninos macios, com uma ótima persistência; combina bem com carnes condimentadas e aromáticas, como suíno e carneiro, recomendo com certeza.
Outro excelente representante do Chile é o PORTA RESERVA CARMENERE, um vinho que em Fortaleza é vendido pela Uno Distribuidora do meu amigo Junior (a esquerda na foto).
De cor vermelha, reflexos quase azulados, esse vinho estagia em barricas francesas, segundo informa a vinícola eu, por minha conta, acho que utilizaram também barricas americanas, devido as notas de baunilha que aparecem no nariz, juntamente com cassis, especiarias e algum aroma terciário de chocolate.
Na boca é encorpado, de taninos macios, longo e saboroso.
Excelente com um churrasco, ou mesmo acompanhando uma tabua de frios e queijos.
Esse vinho recebeu 90 pontos no guia Descorchados de Chile, conforme a foto abaixo; vale a pena provar.
Marcus Ferrari
ResponderExcluirParabens pela iniciativa, realmente o nosso mercado esta prescisando de renovacao, parabens aos duas novas perolas ERRAZURIZ RESERVA SHIRAZ e PORTA RESERVA CARMENERE.
Obrigado Marcela,
ResponderExcluirAcredito que a beleza e a graça do vinho seja justamente a variedade e diversidade que tem a nos oferecer, provar novos rótulos, ignorar preconceitos e exercitar nosso livre arbítrio de gostar e' o que vale.
Que venham as novidades.
Boa Noite Sr. Marco Ferrari!
ResponderExcluirMe desculpa o atrevimento, mas será que poderia me fornecer um e-mail para que possa entrar em contato diretamente com o senhor?
Meu nome é Ana Paula, sou brasileira, mas atualmente estou morando em Lisboa. Eu e um amigo português temos aqui uma pequena produção de vinho tinto, vinho verde e azeite extra virgem, de altíssima qualidade, produtos mais direcionado para uso gourmet, voltado para um público de paladar mais requintado, que privilegia a qualidade do produto. E como o senhor é uma sumidade em conhecimento, quando o assunto é vinho.
Desde já, agradeço a atenção.
Ana Paula Barbosa