sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

TERRA ANDINA SAUVIGNON BLANC 2009 - CHILE

Na mesma ocasião que degustamos o Robertson Chardonnay, abri um Terra Andina Sauvignon Blanc, do D.O. Vale Central (embora a procedência da maioria da uva seja Casablanca, o produtor optou por rotular com a D.O. mais simples).
Terra Andina é uma vinícola de propriedade da Viña Santa Rita, produz vinhos muito honestos, sem muitas estrelas, mas que mantém uma confiável regularidade na qualidade de seus rótulos, um fiel retrato da enologia chilena nessa faixa de preço (pouco mais de R$ 60,00 na mesa do restaurante).
O Sauvignon Blanc em questão apresentava uma cor amarelo claro, de vinho jovem, ao nariz se sobressaiu o aroma mineral da pedra de isqueiro, que o meu amigo Charles da Vila Alexandrini, chama de "cheiro de gás butano", toques vegetais do varietal, mais floral que frutado, na boca pronunciada acidez refrescante, em minha opinião muito bom para acompanhar ceviche (desde que o limão não seja tão exagerado), e ostras cruas c/pouco limão, ou então um grande clássico da culinária da Liguria (Italia): acciughe crude olio (azeite extra virgem, obviamente), sale e limone.

2 comentários:

  1. Marco,gostaria que vc faça alguma referencia em relaçao a alguma fruta que o vinho fez lembrar vc.E para ter uma ideia mais clara da caracteristica aromatica dos sauvignon blanc.Muito obrigado,Carlos

    ResponderExcluir
  2. Carlos, quando um pouco mais evoluído o Sauvignon Blanc chileno costuma apresentar notas de maracujá, no caso do Terra Andina apresentou toques muito sutis desse aroma, outra fruta pode ser a banana ou o limão, nos brancos costumam aparecer aroma de frutas brancas ou cítricas.

    ResponderExcluir