segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O PERLAGE DOS ESPUMANTES

Em várias oportunidades tomamos espumante com outras pessoas, alias essa deveria ser a unica maneira de tomar espumante, em boa companhia, já que se trata da bebida mais indicada para confraternizar, brindar, comemorar etc.
Deve ter acontecido com todo mundo que o espumante que está na taça de alguém apresente um perlage mais persistente do que o espumante que está na nossa taça ou vice-versa, mesmo sendo a mesma garrafa; como pode acontecer isso?
Na verdade não é nenhum mistério, nesse caso a culpa é da....taça, ou melhor, de como foi lavada.


As taças de vinho em geral, deveriam ser lavada apenas com agua quente, ou morna, sem utilizar detergente, sobretudo aquele com perfume disso ou daquilo, deveriam ser enxugadas imediatamente após lavadas com um pano de algodão, possivelmente branco, não felpudo, para não correr o risco que este solte algum fio ou farpa.

Para auxiliar na limpeza podemos utilizar álcool, desde que as taças sejam enxugadas cuidadosamente, pelo menos meia hora antes de usá-las, para dar tempo ao cheiro de evaporar.


Se a taça for lisa de mais isso pode frear o desenvolvimento do perlage, por isso freqüentemente as taças para espumante possuem um fundo não polido, que vai incrementar a liberação de gás carbônico.
Obviamente isso não ajuda muito se a taça não for lavada adequadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário