quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

VENDA DE PROSECCO NO REINO UNIDO ULTRAPASSA CHAMPAGNE E CAVA

Talvez seja a crise ou quem sabe uma serie de fatores que conjugam preço competitivo e qualidade crescente, mas o fato é que o Prosecco italiano, no ano de 2012, superou de um golpe as vendas de Champagne e  Cava, desde sempre lideres de venda no exigente mercado britânico.
Segundo Alain Guilpain, executivo da rede de lojas Tesco em entrevista ao jornal The Gardian "...Um crescimento ainda mais surpreendente considerando que até cinco anos atrás o Prosecco era muito pouco conhecido em nosso país, cresceu sobretudo em virtude da propaganda boca a boca e, no ano de 2012, aproveitou a crise graças a sua excelente relação qualidade x preço", vale lembrar que a Tesco é a rede de supermercado líder no Reino Unido quando se fala em venda de vinho.
Mas o fenômeno não parou por aí não, o Waitrose, gigante especialista em vendas on-line confirma "...o Prosecco cresceu 23% sobre 2011, ao passo que o tradicional Champagne apenas 6%", dado no final das contas positivo para os franceses, considerando o quadro de crise que impera na União Europeia.
Estes números refletem uma tendencia que vem desde 2007, ou seja desde o começo da crise, dando conta que o consumo de Champagne já caiu a -30%, diante de um crescimento, em vendas, de Cava e Prosecco de 50%, no mesmo período.
Uma tendencia que na verdade se repete nos principais mercados e fez as vendas de Champagne fechar 2012 com uma queda de - 3% total, somando pouco menos de 314 milhões de garrafas, com uma queda do preço médio por garrafa e uma retração muito forte em mercados importantes como Espanha Itália  países gravemente afetados pela crise atual.
Que toque então o despertador para a industria vinícola (e para o governo) do Brasil, com a qualidade (e o preço competitivo!) de nossos espumantes, está mais do que na hora de se organizar para darmos a escalada a um dos mercados mais importantes do mundo, até por que já já a crise passa e o Champagne vai voltar com toda sua força.

fonte: winenews.it

Nenhum comentário:

Postar um comentário