Os vinhos do Brasil
Muito se tem falado sobre a qualidade crescente dos vinhos do Brasil, cada vez mais críticos elogiam abertamente o viés de melhora que tomou conta da vitivinicultura nacional.
Para quem e' profissional do vinho não há novidade nisso, considerando que meu convívio com os produtores do Rio Grande do Sul vai lá pela década, posso dizer que acompanhei de perto os progressos que aconteceram.
Muito se tem falado sobre a qualidade crescente dos vinhos do Brasil, cada vez mais críticos elogiam abertamente o viés de melhora que tomou conta da vitivinicultura nacional.
Para quem e' profissional do vinho não há novidade nisso, considerando que meu convívio com os produtores do Rio Grande do Sul vai lá pela década, posso dizer que acompanhei de perto os progressos que aconteceram.
Em primeiro lugar vale destacar a cuidadosa combinação dos elementos solo, clima e variedade, que hoje obedecem a critérios de qualidade absoluta, com menos concessões a "tendências" comerciais e passageiras.
Em seguida temos a revolução tecnológica que aconteceu nas vinícolas, para concluir no design arrojado de garrafas e rótulos que tornaram mais leve e moderna a imagem dos vinhos nacionais.
Que fique claro, o caminho a percorrer ainda e' longo, a qualidade aumentou e o potencial esta a vista de todos, mas precisa ser explorado com foco na qualidade e na busca da vocação territorial que pode, e deve, ir além dos já consagrados espumantes.
O que falta então para vermos o consumo dos vinhos do Brasil ocupar a preferência dos consumidores conforme sua qualidade merece?
O preço não ajuda e' verdade, mas este e' um problema comum aos bons e aos ruins, aos nacionais e aos importados; a relação custo x benefício faz pender o fiel da balança por um único lado, sempre o mesmo, em se falar de vinho.
Minha experiência na linha de frente da profissão me diz que precisa vencer um preconceito que o consumidor ainda não superou, muitos ainda olham para o vinho brasileiro com aberta desconfiança.
As vinícolas em primeiro lugar, mas também as lojas e os restaurantes precisam investir mais em iniciativas voltadas a divulgar este novo momento do vinho nacional, todos tem a ganhar.
Do contrario vai continuar por muito tempo ainda na mesma, com muitos consumidores que preferem levar vinhos inferiores em qualidade, mas com o apelo da região mais famosa ou do produtor mais conhecido, privando-se assim do prazer de descobrir novos aromas e sabores, exatamente os que se escondem dentro de muitas garrafas de vinhos do Brasil.
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