Não apenas no Chile existem exemplares de Carmenere; a vinícola Fabian, de Nova Pádua, na região dos Altos Montes, Serra Gaúcha, apresentou este exemplar da safra 2009, durante uma degustação para 20 sommeliers FISAR em curso de especialização em vinhos e terroir do Brasil, na Escola de Gastronomia de Flores da Cunha.
Características do vinho: varietal 100% Carmenere, safra 2009, estagio de 11 meses em barricas americanas, teor alcoólico de 12,7%.
Visual: tonalidade rubi muito intenso, aspecto de vinho jovem com bom potencial de guarda, limpo, sem defeitos.
Olfativo: qualidade boa, melhor a intensidade, destacam-se notas de frutas maduras, tostado, chocolate com especiarias como pimenta e noz moscada, aparecem traços vegetais, típicos do varietal quando não em completa maturação, mas nao destoam no conjunto, duração media, em resumo boa complexidade.
Gustativo: vinho de bom corpo, taninos presentes, a evoluir, bastante potente, boa intensidade, mineralidade presente, um vinho de guarda, com clara conotação gastronômica.
Conclusões: um vinho encorpado, de taninos marcantes, a evoluir com o tempo na garrafa, belo no nariz, com certeza se beneficiara' de algum tempo de guarda, assim de integrar melhor os taninos ao restante do conjunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário