sexta-feira, 15 de abril de 2011

BORDEAUX 2010, Primeiras impressões

Segundo informações dos primeiros felizardos sortudos (não sou um deles, infelizmente), que tiveram acesso as primeiras degustações dos grandes Chateau de Bordeaux da safra 2010, os vinhos prometem, e muito.

Segundo o relato de Fabio Rizzari e Ernesto Gentili, degustadores e jornalistas italianos, a safra 2010 parece superlativa, desde já em condições de enfrentar de cabeça erguida a celebrada 2009.

Apesar de ter tido condições climáticas parecidas, com longos períodos de calor e pouca chuva e apresentar dados analíticos muito próximos, como a graduação alcoólica elevada e os taninos marcantes, os dois millesime são muito distintos entre si quando se fala de características orgnolepticas.
Enquanto os 2009 se apresentam com fruta exuberante, maciez e profundidade de taninos aveludados, agradando os paladares que buscam volume de boca e fruta (possivelmente vão agradar quem aprecia o estilo "novo mundo" sugiro eu), os 2010 contrapõem uma acidez vibrante, ao estilo mais clássico bordalés e europeu.


Vale a pena apontar algumas particularidades, parece que o Chateau Latour (foto acima)é o mais inacessível dos grandes de Bordeaux, precisa encaminhar pedido formal para visitação que, seguindo critérios que lembram os velhos tempos das embaixadas americanas no Brasil na hora de conceder visto, freqüentemente são negados.

Conta-se que recentemente tenham recusado um pedido a nome Sarkozy, Nicholas, alegando desconhecer as credenciais do candidato a visita (mesmo assim parece que o Chateau Latour 2010 é algo de soberbo e memorável).

Por sorte que nem todo Chateau tem essa impenetrabilidade estilo Pentágono, outros são bem mais acessíveis e cordiais, apesar de franceses, sorte de quem pode dar uma escapada por lá para degustar essas ante-primas.





fonte http://vino.blogautore.espresso.repubblica.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário