domingo, 17 de abril de 2011

O VINHO EM FORTALEZA - Aprofundando a questão

Algum tempo atrás abordei a posição do vinho na 4ª maior capital do Brasil, a saber, Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, capital do Ceará, estado cujo nome anterior ao batismo, portanto de origem Tupi-Guarani, era Cemoara.

O consumo nos últimos anos tem aumentado de forma sensível, assim como a busca pela informação sobre o vinho por parte do consumidor, tarefa essa na qual ele está sozinho, sem poder contar, pelo menos até o momento, com a ajuda de nenhum dos maiores jornais e grupos de comunicação da terrinha, os quais contam com vários colunistas, experts e consultores que escrevem sobre a parte sólida da gastronomia, mas nem uma linha, quem diria uma coluna, é dedicada ao vinho, protagonista liquido, na indissolúvel união que tanto realça o prazer da refeição;
ou todo mundo acha que as receitas apresentadas nas várias colunas, ficam melhores acompanhadas de agua mineral, ou, Deus nos proteja, refrigerante e similares?

Espero que também estejamos além da postura proibicionista de que falar de bebidas alcoólicas não se pode; ninguém aqui está fazendo apologia ao consumo delas, o vinho SEMPRE, desde os primórdios na Bíblia,  passando pelo próprio Evangelho (lembram da Última Ceia, a base de pão e...vinho), até os dias atuais, foi considerado COMPLEMENTO ALIMENTAR, em doses moderadas obviamente, quando até a medicina recomenda seu consumo na prevenção de problemas cardíacos.

Os setores ligados a parte comercial do vinho, lojas e restaurantes, tem percebido o quanto é interessante, do ponto de vista econômico, investir no negocio.
Apesar disso encontramos freqüentemente, mesmo em restaurantes de alto padrão, cartas de vinho mal redigidas, com informações incorretas e contendo vinhos que são pouco apropriados a estarem a venda nesse tipo de estabelecimento.
Não se pretende com isso apontar vinhos bons e vinhos ruins, já que esse argumento é muito subjetivo, mas apenas acompanhar a tendência mundial, segundo a qual o vinho se divide em duas classes, do ponto de vista comercial, de um lado os vinhos destinados a comercialização em supermercados e grande varejo, do outro lado os vinhos mais exclusivo a serem vendidos em restaurantes e lojas especializadas, as famosas enotecas.

A maneira de oferecer o vinho nas lojas é hoje digna de elogio, desde que o cliente se vire na escolha, porque se depender de sugestão dos atendentes... é aconselhável, para não dizer necessário, que os lojistas invistam em treinamento de seus próprios funcionários, capacitação competência são as palavras chaves para o sucesso;
outra palavra é remuneração adequada, o vinho gera recitas, se bem trabalhado o faturamento aumenta mesmo, vamos então estimular o envolvimento do atendente no negocio; muitas lojas já estão atuando numas das frentes citadas acima, falta apenas completar a obra.

Nos restaurantes temos muitas casas especializadas e temos algumas que gostariam de vender mais vinho, mas acham que isso tem que partir do consumidor, ou então do atendente, sem perceber que a venda de vinho acontece a partir de uma série de sinais que o restaurante transmite para seu publico, o cliente gostaria de tomar vinho, mas precisa ser convencido que comprar vinho ali vai ser uma experiência prazerosa e não um desastre, o gestor do local tem que se colocar na pele do cliente e perguntar para si mesmo, eu tomaria uma garrafa de vinho aqui?
Como o vinho é armazenado?
Tenho adega climatizada e, em caso afirmativo, ela está exposta claramente para que o cliente a possa ver?
O garçom apresenta a carta de vinho logo na chegada do cliente?
A própria carta tem condições apresentáveis?
É bem redigida?
Os vinhos estão na ordem correta e na grafia certa?
Existe na casa pelo menos um atendente que conheça vinho e que possa interagir e levar informações sem problema para o cliente?

Existem casas que reúnem a maioria das condições acima e onde o proprietário ficaria satisfeito em aumentar o volume de venda de vinho mas, logo na entrada de seu restaurante, o cliente se depara com uma sugestiva exposição de outras bebidas que ativam o desejo do consumidor em direção contraria ao vinho, a partir daí tudo fica muito mais difícil, inclusive para o limitado retorno comercial que certas escolhas proporcionam.
Um verdadeiro tiro no pé.

Último ponto, porém muito importante, é a margem de remarcação aplicada ao vinho, cada um tem sua política, observo que em Fortaleza o mercado, nesse sentido, é bastante propicio para o consumidor, tendo poucas casas que abusam da pratica auto - lesionista de exagerar no preço de venda.
Para o consumidor de primeira viagem, aconselhamos a escolher vinhos que custem no máximo até 20% a mais do que gastariam com a refeição individual sem bebidas (por ex. a refeição vai custar R$ 50,00 por pessoa, vamos pedir um vinho de até R$ 60,00), que nem se tratasse de um "terceiro convidado", no caso de jantar a dois, então, geralmente, esse terceiro acaba sendo um verdadeiro aliado no prosseguimento da noite, para os dois.  

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Marco, você traduziu um pensamento meu em relação a como os estabelecimentos comerciais vêem o o vinho aqui em Fortaleza. Parece que eles querem ter só pra dizer que tem, somos sofisticados pois temos vinhos, mas a que preço, não tem nenhum pessoa treinada para o serviço, suas adegas são bem trabalhadas, suas cartas contemplam o que realmente a sua casa propõem como harmonizaçoes. Será que o vinho não promove suas casas? não atrai público valioso? Devemos pensar se temos público para o vinho em Fortaleza, sinaliza para esse questionamento o fato de ter nenhum colunista sobre vinhos nos veículos de informação oficiais. Temos inicialmente um grande trabalho de formaçao de público inicialmente.

    Obs: Muito pertinente o seu post.

    ResponderExcluir
  3. Mato,

    Muito obrigado por seu comentário, acredite, fico feliz de ver que minha percepção da coisa encontra respaldo, realmente precisamos crescer muito com relação ao quesito atendimento e esta mais do que na hora de entendermos que somos a 4. maior capital do pais, vamos receber a copa de 2014 e alguma coisa precisa começar a ser feita,
    Novamente obrigado,

    Abraços
    Marco Ferrari

    ResponderExcluir