quarta-feira, 27 de abril de 2011

EXPOVINIS 2011: Lançamento Espumante Maria V Casa Valduga

Ontem, primeiro dia da Expovinis 2011, foi lançado o mais recente Espumante da Casa Valduga, o Maria V, em homenagem a mãe dos atuais diretores da vinícola.
No belo estande da vinícola, onde estava exposta uma garrafa especial, a de numero 000, em edição de colecionador, cujo rotulo foi confeccionado em ouro 18 quilates com cristal Swarovski, e após um pouco de embromação para criar aquele justo "suspense", por volta das 19:00 horas, finalmente foi aberto, em anteprima absoluta, o famoso espumante.
Merece respeito a principio pelo capricho com que foi elaborado, se trata de um corte de 80% de Chardonnay com 20% de Pinot Noir, uvas de vinhedos próprios do homônimo Vale da Serra Gaúcha, a segunda fermentação na garrafa aconteceu na penumbra das cave da vinícola durante 48 meses.
No nariz o aroma e' de espumante muito fino, com notas a principio de frutas frescas a polpa branca, levemente cítrico, o que, para mim, denota capacidade de evoluir muito tempo, ate' adquirir nuancês mais tostadas e de frutas secas que, no vinho de ontem, não se sobressaiam tanto, isso de todo modo e', possivelmente, mais uma característica que um defeito.
Na boca realmente me surpreendeu, o Maria V, faz mais que traduzir, ele soletra para o degustador o significado organoleptico da palavra C R E M O S I D A D E , a boca fica cheia de efervescência, a espuma vai abrangendo todo o palato e, em seguida esvai e desce deixando uma sensação impar de, justamente, cremosidade, muita, persistente.
Sem duvida um produto de elevada qualidade e, pelo que deu a entender, de elevado preço também, mas, mais uma vez, podemos testemunhar o excelente nível de qualidade dos espumantes da Serra Gaúcha, pois tenho certeza que o Maria V não faz feio em degustação nenhuma mesmo se comparado a muitos Cahampagnes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário