terça-feira, 18 de dezembro de 2012

NA TOSCANA A PRIMEIRA VINICOLA OFF - GRID, SEM REDE ELETRICA E MOVIDA A ENERGIA VERDE

Nas colinas da província de Siena, em plena região de produção dos vinhos Rosso e Nobile di Montepulciano, há um ano que a Azienda Agricola Salcheto apostou num projeto revolucionário de autonomia da rede elétrica, provendo a 100% de suas necessidades energéticas por meio de energia verde, através da exploração dos recursos naturais de energia limpa, como o fotovoltaico, por exemplo, ou a reciclagem das biomassas produzidas na própria vinícola: restos de podas, arbustos, folhas e outros materiais de origem natural.
Na verdade o mais difícil e dispendioso, segundo Michele Manelli, proprietário da vinícola,  foi adaptar as instalações para funcionar com o máximo de economia de energia, por isso foram utilizadas tubulações especiais de coleta da energia solar para iluminar o interior do edifício, jardim que se desenvolvem na vertical e engenhosos métodos de aproveitamento das frescas brisas noturnas para amenizar o calor no verão.
Com a parceria de universidades e o apoio das instituições foi possível realizar o projeto da vinícola  totalmente eco-sustentável, com total integração ao meio ambiente agrícola e territorial, além de representar um "edifício ecológico" de 3.400 metros quadrados, pensado para o conforto e a segurança dos profissionais que atuam nas varias etapas da vinificação do Sangiovese.
Um investimento de mais de 350.000 Euros (aprox. R$ 900.000,00) que vai possibilitar, segundo as estimativas de Manelli, uma economia de 46.000 Euro/ano em contas de luz.
Um projeto inovador, no total respeito ao meio ambiente, que faz da Azienda Agricola Salcheto a primeira vinícola off - grid, um exemplo que pode ser seguido.

Para saber mais acesse o link da matéria completa em italiano.

http://www.lastampa.it/2012/12/18/scienza/ambiente/ha-un-anno-la-prima-cantina-off-grid-senza-rete-elettrica-e-con-energia-verde-0n976RuynU8Wr7gRaGXQNO/pagina.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário