quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

ADEGAS CLIMATIZADAS, COMO ESCOLHER?

Deixando claro que a melhor maneira para guardar o vinho em nossa latitude tropical é a adega climatizada, vamos tentar entender qual seria a melhor escolha para cada necessidade.


PARA USO DOMESTICO. Geralmente neste caso são mais indicadas aquelas adegas com capacidade para 24 garrafas, eu, por exemplo, tenho uma dessas e serve perfeitamente, porém se você for daqueles que, quando viaja, não deixa de fora de seu roteiro pelo menos umas região vinícola e, quando está la, não consegue deixar de levar algumas caixas de vinho para casa, bem, neste caso é melhor optar por uma adega de 48 ou até 60 garrafas.

As melhores adegas domésticas são as chamadas termo - elétricas, elas utilizam, para resfriar o próprio interior, uma espécie de chapa fria, isso as torna econômicas com relação ao consumo de energia, além de ter preço mais barato, elas também são absolutamente silenciosas.
Essas adegas alcançam sem problemas a temperatura média de 16ºC, excelente para conservação dos vinhos, os brancos deverão ser resfriados em balde de gelo antes de servir, ou, então, ser postos na geladeira algumas horas antes de abrí-los.



PARA USO PROFISSIONAL. é minha convicção que todo restaurante deveria dispor de uma adega planejada e construída em alvenaria e vidro, ou madeira, enfim de acordo com a decoração da casa; isso para que fique bem visível o cuidado que o estabelecimento tem com o tratamento do vinho, de modo a estimular o consumo nos freqüentadores.

Se, por um motivo ou outro, isso não for possível, bem, então o restaurante deverá optar por uma daquelas adegas grandes, mínimo 90 garrafas, para armazenar os vinhos.

Os brancos também deverão ter seu lugar na adega; na verdade porém minha experiência me ensina que o cliente quando pede um vinho, ou um espumante, geralmente fica naquele estado de "apressadinho", sobretudo em Fortaleza, e não gosta de esperar que o vinho esfrie até a temperatura de serviço, entre 6ºC e 10ºC, então, para não criar problema para o profissional escalado para o serviço, talvez seja melhor acondicionar os vinhos brancos e os epumantes na geladeira, a mesma onde fica a água mineral (não a da cerveja, pelo amor de Deus, nada de vinho "estupidamente gelado"), pelo menos uma garrafa por cada rótulo, a ser reposta de imediato a medida que sai para mesa do cliente.

Para o Restaurante NÃO SE DEVE escolher a adega termo - elétrica, pois ela não tem compressor, portanto demora para entrar na temperatura e quando, na hora do movimento, a adega é freqüentemente aberta e fechada para retirar as garrafas, a temperatura sobe para mais de 22ºC e o vinho vai acabar esquentando.
Para uso profissional deverá ser escolhida uma adega com compressor, mais cara, que consuma um pouco mais, mas que cumpre sua função.



É por isso que aconselho a construção de uma adega planejada, acaba sendo uma solução mais adequada e não necessariamente mais cara, além de melhor do ponto de vista estético.

10 comentários:

  1. Para uso doméstico, recomendas alguma marca em especial?
    Excelente blog, parabéns!
    Um abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa menores 8 / 12 garrafas, a maioria são com placas termoelétrica. Não duram muito... Principalmente, se morar em um local muito quente. Recomendo uma com compressor. Tem este site de venda de fábrica das adegas Continental (termoelétrica) e GE (com compressor) que tem um preço excelente: www.lojamabecorp.com.br/encontrodevinhos

      Excluir
    2. Watuse, muito obrigado pelo comentário, valeu a dica. Abraços.

      Excluir
  2. Olá Felipe, obrigado pelo comentário, olha, eu tenho em casa uma Philco, para 24 gfs, tem dois anos de uso e nunca me deu problema, não é muito cara e portanto recomendo, ela possui compressor, não é muito silenciosa mas esfria muito bem. Sei que a Art des Caves tem excelentes modelos, apenas são caros. Espero ter sido de ajuda.
    Abraços e obrigado pelo comentário.
    Marco

    ResponderExcluir
  3. Olá, o senhor conhece alguma empresa que faça a climatização ou projetos personalizados para adegas? Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Olá, amigo. Parabéns pelo blog. Pergunto: moro em Fortaleza também e colocarei uma adega de 6 garrafas em minha sala. Estive observando algumas opções de adegas em lojas online (sinceramente não sei onde buscar na cidade) e cheguei a modelos interessantes da Mabe, Tocave, Casambiente e B&Decker. Você conhece esses equipamentos? Qual vc acha que se encaixaria no meu perfil? Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá Guga, olha, se fosse você optaria por uma adega maior que a de 6 garrafas, a principio pode até achar que 6 garrafas na temperatura ideal resolvem sua necessidade, mas tenho certeza que, em breve tempo, vai começar a mudar seu hábitos de compras de vinho, pois com a adega vai poder aproveitar as pechinchas, vai poder guardar os vinhos que recebe de presente, ou aqueles que adquiriu em viagem, ai a adega de 6 vai ficar pequena, meu conselho é partir para uma de 24, ou pelo menos de 12, vai ver que em breve mesmo estas adegas vão ficar pequenas para seu uso, falo por experiencia própria.
    Com relação às marcas que vc citou não conheço elogo não posso opinar, sei que na Expovinis de São Paulo vi alguns modelos de adegas comercializados pela Full Fit de São Paulo http://www.fullfit.com.br/pt/produtos/Eletro/Adegas%20termoeletricas/
    muito interessantes e com preço competitivo, outra opção de excelência são as da marca Euro Cave, um pouco caras mas de qualidade indiscutível.
    Obrigado pelo comentário.

    Abraços,
    Marco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco, obrigado pela resposta. Tenho que realmente concordar contigo quanto ao tamanho da adega. Mas, a opção pela adega pequena é na verdade por pura limitação de espaço mesmo. Entre não ter ou ter uma de tamanho mínimo optei pela segunda opção. Abraço e parabéns pelo blog!

      Excluir
  6. Boa tarde. Conhecem algum fabricante de adega no Ceará que possam indicar? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir