segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A PREPARAÇÃO DA CARTA DE VINHO NO RESTAURANTE

É bastante comum nos restaurantes de Fortaleza, ver as cartas de vinho feitas de maneira, vamos dizer, criativa, o padrão que é seguido na maioria delas é... nenhum.

Às vezes o fornecedor dos vinhos, ou de parte deles, se prontifica a imprimir a carta junto à gráfica, o proprietário do restaurante aceita para poupar uns trocados e então o fornecedor coloca os vinhos dele na frente dos demais enquanto os vinhos do concorrente ficam relegados em segundo plano.

Outras vezes as cartas são feitas em ordem de venda, primeiro os vinhos que vendem mais, quem sabe os importados, por último os brasileiros, que tanto vinho nacional não presta....tenham paciência!




Vale a pena explicar que existem critérios para fazer uma carta de vinho corretamente, são regras que valem em qualquer parte do mundo, portanto em Fortaleza também, os vinhos precisam ser colocados na ordem correta para não gerar confusão na cabeça do consumidor e para que o consultar a carta não seja demorado e chato, vamos ver então qual é esta ordem correta.

Em primeiro lugar colocaremos os Espumantes, pois esse vinho é consenso internacional que seja usado para acompanhar a entrada ou simplesmente para boas vindas, a ordem será por procedência, ou seja, país de origem, primeiro os vinhos do país em que estamos, Brasil portanto; se estamos em uma região produtora primeiro os da região depois os das regiões próximas, até os mais distantes (por exemplo, se o Restaurante fica no Vale dos Vinhedos, os primeiros serão os espumantes do Vale, depois os de Flores da Cunha, depois os da Serra do Sudeste, depois é a vez da Campanha Gaúcha, em seguida Santa Catarina, para terminar o Brasil colocaremos os do Vale de São Francisco, aí é que iremos para Argentina, Uruguai, depois Chile, Califórnia, Europa por proximidade, primeiro Portugal, depois Espanha, França, Itália, Leste Europeu, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul para finalizar).

Após os espumantes os vinhos brancos, sempre por ordem de procedência, o segundo critério a ser observado em se tratando de vários vinhos de um mesmo país é o do afinamento, primeiro os mais leves, depois os que têm passagem em madeira, primeiro os de safra mais jovens depois os mais velhos, e para falar de preço, sempre do mais barato ao mais caro; nada de ordem alfabética, pelo amor de Deus.

Os vinhos rosés seguem os vinhos brancos, valem os mesmos critérios de procedência, afinamento, safra e preço.

Depois é a vez dos tintos, geralmente a parte mais extensa, aí é que precisa prestar atenção à ordem correta, cuidado sobretudo com os vinhos europeus que costumam ser ordenados por região, então os vinhos da mesma região deverão estar agrupados e ordenados de acordo com os critérios descritos acima, por exemplo todos os do Piemonte começando por Dolcetto, Barbera, Nebbiolo e Barolo, em seguida a Toscana, primeiro o Chianti, depois o Chianti Clássico, o Chianti Classico Riserva, o Rosso di Montalcino, o Brunello etc.

Para finalizar nossa carta os vinhos de sobremesa e os vinhos do Porto que costumam fechar a refeição.

Não é assim tão complicado seguir a ordem correta, não importa se a carta conta com quinze, trinta ou duzentos rótulos, o que vale é o padrão, que demonstra o profissionalismo do restaurante e o grau de conhecimento e respeito ao consumidor por parte dos envolvidos no atendimento.

4 comentários:

  1. Excelentes dicas!
    Eu já tinha conhecimento do método de ordenação das cartas, mas com essas dicas fica muito mais fácil.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Oi Marco!
    Em relação aos nomes dos vinhos, dentro da carta.
    Alguns têm a vinícola e outros não.
    O que notei é que a uva geralmente vem por último... Mas há um padrão nisso?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Olá Livia, obrigado pelo comentário,
    Na verdade quanto mais ricas as informações que constam na carta e melhor é a compreensão por parte do cliente, de todo modo as informações sobre a vinícola deveriam constar sempre, com relação as uvas depende do vinho, se for do novo mundo é informação indispensável, se se trata de vinhos europeu apenas complementar, já que os vinhos da Europa, em sua maioria, são reconhecidos pela região de procedência.
    Abraços.

    ResponderExcluir