quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

DEGUSTAÇÃO DE BORDEAUX NA ABS - CEARÁ

Na próxima semana, mais precisamente na Terça Feira 31 de Janeiro, a ABS - CE ( Associação Brasileira de Sommelier - regional Ceará), dará inicio às suas atividades, a diretoria composta pelo presidente Paulo Marcelo Accioly, pelo vice Marcus Vale e pelos diretores Paulo Elias, Carlos Suarez, Renato Brasil, Alessandro Arruda e Selmo Coelho, resolveu começar em grande estilo, apresentando a região mais carismatica do mundo em fato de vinho, nada menos que Bordeaux, vejam abaixo a mensagem do amigo Paulo Accioly.
Caros Amigos,  
Dando início às atividades da ABS CE em 2012, é com grande satisfação que os convidamos para a primeira degustação do ano. Abordaremos os vinhos de Bordeaux, a maior região produtora de vinhos finos do mundo.  A mais conhecida e prestigiada região vinícola francesa, há séculos é famosa mundo afora por sua notável versatilidade, produzindo tintos, brancos secos e doces de altíssima qualidade.
Faremos um tour didático e ilustrativo sobre a região, enfatizando a tipicidade de seus vinhos.
Inicialmente o Dr. Alessandro Arruda, Diretor Técnico da ABS CE, nos brindará com uma breve preleção sobre as principais características da região e de seus vinhos. Em seguida, revisaremos rapidamente os passos fundamentais da análise sensorial de um vinho para uma  degustação adequada, para então iniciarmos a prova guiada de quatro vinhos emblemáticos de Bordeaux:
Bordeaux Réserve Spéciale Blanc 2009 (Domaines Barons de Rothschild)
Clos Brun Mazeyres, Pomerol AOC, 2005
Domaine Zédé, Margaux AOC, 2005
Chateau Haut-Bergeron, Sauternes AOC, 2005
O evento será no Empório Delitalia, eu não vou deixar de prticipar, pois além de ser um grande apreciador dos vinhos de Bordeaux, faço parte do Conselho Fiscal da ABS - CE, cargo que me traz a onerosa incumbencia de prestigiar esse tipo de evento, depois conto como foi em próximo post. 

2 comentários:

  1. Existe algum curso de somellier em fortaleza?

    ResponderExcluir
  2. Justamente a própria ABS-CE sei que está planejando desenvolver alguns cursos para Fortaleza, acho mais provável que algo possa acontecer no 2º semestre. Obrigado pelo comentário.
    Abraços,
    Marco Ferrari

    ResponderExcluir