terça-feira, 24 de janeiro de 2012

DEGUSTAÇÃO DE ESPUMANTES - RESTAURANTE SAH, parte 1


No ultimo Sábado organizamos uma degustação de espumantes com 13 rótulos diferentes, das mais variadas faixas de mercado, abaixo de Champagne; a intenção era ter uma panorâmica das opções que o mercado oferece e consome, comparar os diferentes vinhos, mas sem a preocupação de estabelecer um ranking do melhor ou pior.
Quem nos hospedou foi o Chef Marco Gil, do Restaurante Sah, em Fortaleza, a degustação foi oferecida pela Opção Distribuidora, que colocou para serem degustados, não apenas os espumantes que comercializa, mas também os das outras concorrentes, todas as garrafas foram adquiridas no mercado, não foram cedidas nem bonificadas, justamente parta não haver nenhum tipo de preferencia, presentes a degustação, além da equipe comercial da distribuidora, queridos amigos convidados, sócios da distribuidora e esposas.
Dividi os espumantes em grupos de 4 em ordem crescente de preço e servi de acordo com a tipologia de cada um.
Somente foram usados taças ISO de degustação para todos os vinhos.

Na primeira bateria de espumantes, com preço de venda até R$ 30,00 foram servidos:
- SALTON BRUT: Infelizmente este espumante estava levemente oxidado, acredito por causa de algum calor excessivo que sofreu, talvez na viagem ou por causa de mal armazenamento, logo não pode ser incluido na avaliação.

- POL CLEMENT BRUT: Francés, Vin Mousseux, método Charmat, perlage de qualidade média, bastante fino não muito persistente e meio "solto" na taça, bastante normal por se tratar de um Charmat comum, no nariz alguns toques florais, frutas a polpa branca e leve mineral, pouca intensidade, na boca acidez correta, refrescante, porém muito leve e de pouca persistência gustativa, a impressão é que o vinho passa, agradável, mas não deixa muita lembrança de si.

- TAMARI BRUT: Argentino, Charmat, perlage muito parecido com o anterior, de finesse boa mas com intensidade não elevada, correto, no nariz o aroma é bastante marcado, a fruta branca aparece mais nítida, assim como o toque floral, um leve aroma de pão torrado completa o leque olfativo, na boca bom corpo, apresenta acidez correta mas não muito pronunciada, seco com alguma persistência.

- PONTO NERO BRUT: Serra Gaúcha, Charmat, perlage bem mais intenso, fino e persistente (para um Charmat), no nariz frutas tropicais, cítricas e algumas flores, leve pão torrado, na boca a acidez é nítida e refrescante, corpo médio e persistência em linha com a tipologia, bem feito.

Numa avaliação rigorosa, diríamos que os últimos dois estariam tecnicamente empatados, o TAMARI se sobressai no nariz, já o PONTO NERO apresenta um perlage melhor, na boca o corpo de um (TAMARI) é compensado pela refrescância do outro (PONTO NERO).

Na segunda bateria colocamos:
- ARTE BRUT CASA VALDUGA: Serra Gaúcha, método Champenoise, o perlage imediatamente denunciou a origem do espumante, mais fino que os demais, persistente e menos "solto" na taça, de qualidade muito boa, no nariz frutas brancas frescas, algumas flores, toque de pão torrado e leve sentor de frutas secas (muito pouco, porém perceptível), na boca ataque suave, com certa cremosidade (até agora não tinha aparecido em nenhum vinho degustado), bom corpo, acidez refrescante e uma certa persistência.

- MUMM BRUT: Argentina, método Charmat, perlage de qualidade em linha com os demais Charmat apresentados, nariz com certa mineralidade que abre para as frutas frescas e leves toques cítricos e minerais, na boca bom corpo e acidez media, não agresiva, certa persistência, melhorou bastante se comparado a certos exemplares de safras anteriores.

- NOCTURNO: Argentina, Charmat, perlage fino mas um pouco "cansado", nariz de frutas brancas, amarelas e leve cítrico, na boca um ataque suave deixa logo o espaço para a acidez que, todavia, não se mantem e cai em seguida, um pouco curto, sem defeitos, nem grandes qualidades.

Nessa segunda leva podemos constatar como o Champenoise sempre acrescenta alguma personalidade ao espumante, o perlage é de outra qualidade, o aroma é mais amplo e intenso, apresentando frutas secas e pão torrado, mesmo quando é um Champenoise com 12 meses de refermentação, faz a diferença, a MUMM também não foi nada mal, apresentando equilíbrio e frescor de classe, na média a NOCTURNO.
Em próximo post examinaremos as espumantes de preço um pouco mais elevado. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário