quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CURSO BÁSICO DE SOMMELIER FISAR - Maio 2012

Alguns dias atrás me deparei com um post de um blog de vinho que lamentava o fato que a maioria dos cursos de sommelier acontecia em salas de aula em cidades como São Paulo, Brasilia etc, sem o menor contato com as parreiras, sem visitar uma única vinícola para poder ter a noção "em loco" de como o vinho é produzido e sobretudo, acrescento eu, "vivido"pelas pessoas que o fazem.
Já faz alguns anos que a FISAR, instituição italiana da qual sou representante para o Norte / Nordeste, organiza concorridos cursos de formação para sommelier, desde o básico até o profissional, passando por um super interessante curso de Juiz qualificador de vinho, e faz isso nas dependências da Escola de Gastronomia de Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul, em plena Serra Gaúcha.
Estes cursos não apenas incluem várias visitações a vinícolas da região , como os próprios enólogos e agrônomos dão aula ao longo do curso; sei que os esnobes e os enochatos nessa altura vão torcer o nariz, para eles vinícolas somente em Bordeaux ou na Bourgogne, mas, meus amigos, o  Brasil é o pais em que vivemos, para o vinho daqui é que precisamos dar prioridade, assim como fazem os italianos com as "cantinas", os franceses com "chateaux" e "domaines" e os chilenos e argentinos com suas "viñas" e "bodegas", nossas preferencias pessoais ficam em segundo lugar.
Pode ser que, pelo fato de estar localizado em região descentralizada com relação as grandes cidades brasileiras, o curso da FISAR não seja tão conhecido, é uma pena, mas assim é a historia do vinho no Brasil, se quiser conhecer de verdade, precisa se deslocar até os vinhedos, já que não é possível o contrario.
Para todos os interessados, segue abaixo o programa do curso básico, vale a pena participar.

Curso básico de Sommelier Internacional FISAR
Turma XXIV - 7 a 12 de maio de 2012

Inscrições  
Até 11 de março de 2012

Aulas
De 7 a 12 de maio de 2012 (segunda-feira a sábado)
Carga horária de 55 horas.
Sommelier Internacional (imersão completa de 6 dias) O Curso Básico de Sommelier Internacional tem duração de 6 dias (imersão completa de manhã e à tarde). No final, o aluno presta um exame escrito e prático.
Se aprovado, o mesmo receberá o Certificado Básico de Sommelier Internacional.
Tornar-se Sommelier Internacional permite iniciar um programa de formação que levará o mesmo à qualificação de Sommelier Profissional (300 horas de aula).

CoordenaçãoMauro Cingolani

MinistranteProf. Dr. Roberto Rabachino

Ministrante Técnico-CientíficoDr. Edgar Scortegagna
Eng. Roberta Boscato

Público-alvoEnoapaixonados; Profissionais no setor da restauração; operadores e profissionais de vendas do setor vitivinícola; enólogos; agrônomos; jornalistas e operadores da comunicação;

ObjetivoFormar profissionais no mundo da Sommellerie Internacional

Turmas / SeleçãoTurmas de 24 alunos

CertificaçãoCertificado de qualificação profissional FISAR-Piemonte (Federação Italiana Sommelier)  com UCS conforme a Lei italiana,  com certificação internacional da Europe Academy for Education

LocalEscola de Gastronomia Universidade de Caxias do Sul - Av. da Vindima, 1000 - Flores da Cunha - RS

INFOwww.ucs.br/ucs/extensao/escola_de_gastronomia/capacitacao/cursos/07/apresentacao

7 comentários:

  1. Adalberto, posso te garantir que vale a pena, obrigado pelo comentário, abraços e sucesso p/vc. Marco

    ResponderExcluir
  2. existe algum curso desse aqui em Fortaleza-ce?

    ResponderExcluir
  3. Allan, obrigado pelo comentário, até agora infelizmente não temos um curso assim em Fortaleza, sei que, durante este ano, alguma coisa deverá acontecer neste sentido, talvez através da ABS-CE que foi recém fundada, o jeito é aguardar.
    Novamente obrigado, abraços,
    Marco Ferrari

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de estar participando dos proximos cursos, por gentileza favor enviar-me a programaçao.
    No aguardo, Valônia Lemos

    ResponderExcluir
  5. Olá Valônia, obrigado pela participação, você está com sorte, acabei de receber a informação que o curso básico de Novembro está com as inscrições abertas, reserve logo sua vaga, o curso da Fisar é muito concorrido, veja mais informações no link da UCS http://www.ucs.br/site/ucs/extensao/escola_de_gastronomia/capacitacao/cursos/07

    ResponderExcluir