domingo, 6 de maio de 2012

JANTAR HARMONIZADO COM PROSECCO BISOL

Na última Sexta feira pudemos conferir a qualidade dos Prosecco da Bisol, em jantar harmonizado oferecido pelo responsável pela America Latina da vinicola, o italo - argentino Roberto Actis, com a presença de sua assistente Priscila.
A Bisol é uma histórica vinícola situada no coração da região clássica do Prosecco, entre as vilas de Conegliano e Valdobbiadene, onde se ergue a colina de Cartizze, que dá nome a um dos vinhos de ponta da Bisol, além de ser sinônimo de alta qualidade em Prosecco. Em um território onde as propriedade são muito pequenas, com tamanho médio de pouco superior a 1 hectare, a família Bisol se destaca pelo cuidado que mantem na elaboração de seus espumantes, a partir de uvas colhidas nos vinhedos da propriedade, até a comercialização do vinho pelo mundo afora.
O jantar se realizou no terraço do primeiro andar do restaurante Coco Bambu Frutos do Mar, numa agradabilíssima noite refrescada pela brisa do Atlântico, distante poucos passos dali.


Inicialmente eram previstos três vinhos para acompanhar os pratos, mas o Prosecco Bel Star, que estava escalado para harmonizar com o couvert de camarões marinados e legumes, resultou oxidado, por algum problema que ocorreu na viagem, o jeito foi substitui-lo por um Salis, Prosecco da D.O.C.G. Valdobbiadene, um Dry, meio seco, bem leve e refrescante que deu conta do recado e acompanhou muito bem a entrada.

O segundo vinho da noite foi o Crede, obtido pelo método Charmat, como todos os Prosecco, onde a uva Glera, emblemática desta região, foi acompanhada com 10% de Pinot Bianco e 5% de Verdiso, num corte autorizado pelo disciplinar da D.O.C.G.
Um vinho importante para harmonizar as duas opções de prato principal, o Camarão Internacional, gratinado e  acompanhado de arroz branco cremoso, ou o Peixe Menieure, grelhado com azeite, alho e ervas frescas.
Os vinhos demonstraram-se perfeitamente adequados aos pratos e os convidados puderam comprovar como um espumante pode ser um excelente companheiro para a refeição inteira e não apenas um momento de brinde, uma tese que defendo faz muito tempo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário