domingo, 6 de março de 2011

Casa Valduga Gran Reserva Chardonnay 2010

Com certeza se trata de um entre os melhores vinhos brancos produzidos no Brasil.
Procedente de vinhedos selecionados, com produção limitada e controlada diariamente pelos agrônomos da Casa Valduga, as uvas, após a colheita, passam por uma mesa seletora de cachos onde todas as impurezas são eliminadas de forma que somente o melhor da produção vai ser enviado para vinificação.



Após a vinificação o vinho estagia durante 6 meses em barricas de carvalho francesas e romenas que transmitem ao vinho umas notas características e inconfundíveis.
No copo apresenta uma cor amarelo dourada, típico de um vinho que, apesar de jovem, mostra sua tendência a evoluir, no nariz as notas de frutas tropicais, abacaxi e banana, se misturam aos toques originários da madeira, como o inconfundível chocolate branco, alias verdadeira assinatura desse vinho.

Na boca a acidez e' baixa, para os padrões do Chardonnay, mas, em compensação, a versatilidade do vinho e' admirável, consegue agradar sem dificuldade desde os apreciadores mais exigentes ate' os iniciantes, que enxergarão nesse vinho uma excelente companhia para todas as ocasiões.


A primeira vez que esse vinho foi apresentado para o publico, algo como dois anos atras, a safra era 2008, impressionou favoravelmente as equipes de avaliação da Vinitaly, a mais importante feira de vinho da Itália, devo dizer que, a diferença da safra 2008, este 2010 não esta' tão rico e complexo; esperamos que seja apenas um fato passageiro, estou convencido que este excelente branco tem todas as condições de se tornar um excelente representante da enologia brasileira no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário