segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O BRUNELLO É O ITALIANO MAIS VENDIDO

Mal acabou o ano de 2010 e já é tempo de verificar estatísticas e desempenho dos vinhos pelo mundo afora, pelo menos é o que andam fazendo na Itália as associações de categoria.
O fato interessante é que o produto agro - alimentar italiano mais vendido no mundo é justamente o vinho, mais que o Parmigiano Reggiano, o Prosciutto di Parma, o azeite de oliva e até mais do que a ícona da Italia no mundo, "gli spaghetti".



Apenas os Estados Unidos são responsáveis pelo 20% das compras, mais do que um parceiro tradicional e antigo como a Alemanha, em franco crescimento os países emergentes, acima de todos a China e a Russia.

No consumo interno as associações das lojas especializadas, as "enotecas" apontam como líder de venda o aristocrático Brunello di Montalcino, contribuiu para isso o crescimento da qualidade dos produtos e, creio eu, também o ajuste de preço para baixo, forçado pela crise mundial.
Não podemos esquecer que, recentemente, a "Wine Spectator", bíblia dos enófilos do mundo todo, elegeu o Brunello di Montalcino como o "melhor vinho do mundo", isso pesa, e muito.

Para comemorar a notícia acima, um tradicional produtor da Toscana, "Marchesi de Frescobaldi" começou o ano oferecendo em ante-prima a degustação de seu "Castelgiocondo Brunello di Montalcino 2006", no aeroporto Leonardo Da Vinci de Roma, após a degustação, 5 garrafas personalizadas com a história da evolução da safra 2006, foram despachadas para os 5 melhores restaurantes de Londres, Nova York, Mosca Shangai, Tokyo e Singapura.




Apenas por nossa curiosidade uma garrafa de Brunello di Montalcino em Nova York é vendida em lojas por aprox. US$ 60,00, ou seja R$ 100,00; aqui no Brasil não sai por menos de R$ 200,00 (com certeza não o do "Marchesi de Frescobaldi").
Convenhamos que está mais dificil.

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