sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

SECA NO RIO GRANDE DO SUL FAVORECE A QUALIDADE DAS UVAS

Segundo as previsões dos pesquisadores da Embrapa, no Rio Grande do Sul, a falta de chuva que está castigando aquele estado, vai ser benéfica para a qualidade das uvas.


Ainda é cedo para afirmar com certeza, porém se o clima continuar assim a safra de 2011 poderá ser comparada com a excelente 2005, lembramos que as principais uvas tintas, a Merlot, a Cabernet Franc e sobretudo a Cabernet Sauvignon, ainda vão ser colhidas, até lá qualquer variação climática pode afetar a qualidade.
Outro fator importante é o elevado grau de sanidade das uvas, devido ao baixo índice pluviométrico, a umidade é muito baixa também, isso se traduz numa melhor sanidade dos cachos, que sofrem menos a formação de fungos e outras doenças, contribuindo assim para um aspecto sadio das uvas no vinhedo.
Existe também uma perspectiva de aumento da produção, em decorrência do aumento da área plantada, o ano passado o Rio Grande do Sul colheu 526 milhões de quilos de uvas, para esse ano há uma projeção de 10% a 20% a mais.

(fonte - Bom Vivant)

Um comentário:

  1. Continuamos na torcida, nas ultimas semanas tem chovido aqui no sul, espero que não tenha atrapalhado a maturação.

    ResponderExcluir