terça-feira, 29 de janeiro de 2013

CRUS DA BORGONHA VÃO A LEILÃO PARA AMENIZAR A CRISE NA EUROPA


Para combater a crise na Europa e enfrentar o corte nas verbas que o Primeiro Ministro francês  François Hollande impôs aos municípios, o Prefeito de Dijon recorreu a uma solução criativa organizando um leilão de suas "joias da coroa".
Vinhos guardados desde 1960, pelos vários prefeitos que se sucederam à frente da capital da Borgonha, foram vendidos para atender a demanda de serviços sociais crescente na cidade.
O habito de adquirir e guardar na adega municipal alguns entre os rótulos mais emblemáticos desta mítica região, sempre foi praticado pelos prefeitos de Dijon, só que nunca, até agora, surgira a ideia de leiloar parte deste "tesouro" para socorrer a população mais necessitada.
No leilão realizado no castelo do Duque de Borgonha cerca da metade do estoque de preciosidades liquidas foi vendido; 3.500 garrafas, pertencentes a diferentes safras, para uma arrecadação de mais de 150.000,00 Euro, um valor médio de 43,00 Euro cada, com o pico inacreditável de 4.800,00 Euro pagos por um desconhecido colecionador chines por uma garrafa de 1999.
80% desse valor será utilizado em obras de assistência social para os cidadãos mais necessitados, o restante será reinvestido em vinhos para reabastecer a adega municipal de novos "Crus".
Se a crise não melhorar, da próxima vez poderão tentar um leilão de mostarda.

Fonte: www.fisar.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário