terça-feira, 1 de janeiro de 2013

TERRORISMO ENOLOGICO!!! MAIS UM ATENTADO NA ITÁLIA, DE NOVO.

O que está havendo na Itália? Parece que os atos vandálicos contra o vinho estão se tornando uma triste moda naquele que é o maior e mais antigo pais produtor de vinho do mundo.
Esta pergunta precisa ser respondida com urgência  pois nestes últimos dias de Dezembro mais um crime contra o vinho aconteceu, desta vez na Sicília, mais precisamente na ilha de Pantelleria, um pequeno paraíso banhado pelas águas do Mediterrâneo, situada entre a ilha da Sicília e o litoral africano.
Na noite entre o dia 27 e 28 de Dezembro, foi invadida a vinícola Abraxas, de propriedade de Calogero Mannino, ex ministro da agricultura italiano; o vândalo, ou os vândalos, já que ainda não foram divulgados detalhes da investigação, esvaziou o tanque onde estava armazenada parte da safra 2012, além de despejar no esgoto 25.000 litros! de Passito di Pantelleria, a joia da coroa da produção enológica local, das safras 2011 e 2010.
Parece que alguém andou se inspirando na façanha daquele outro criminal que poucos dias atras detonou 60.000 litros de Brunello di Montalcino da Case Basse, na Toscana.
Um serio problema que está preocupando todos os produtores italianos, já que o vinho, até hoje, sempre foi poupado pelo homem mesmo em seus piores momentos de fúria bestial, emblemático o caso dos nazistas que ocuparam a França durante a segunda guerra mundial, mas não tocaram em uma unica videira de Champagne, salvo deportar e prender nos campos de concentração o proprietário da vinícola se isto lhes apetecesse.
A parte as declarações de solidariedade dos representantes do ambiente enológico italiano e internacional, até o momento não se conhecem maiores detalhes sobre o triste acontecimento; fica o alerta, nem o vinho hoje está mais a salvo da insanidade humana; tomara que a moda não se espalhe mundo afora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário