quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

QUAL É O CUSTO DE PRODUÇÃO DE UM BORDEAUX?

Sobre como se faz um vinho, neste blog, tratamos inúmeras vezes, falamos das técnicas diferentes, as tradicionais, aquelas mais modernas, no Velho Mundo e no Novo, no vinhedo e na vinícola;  mas existe uma pergunta que não é fácil de responder, quanto custa "fazer" o vinho? O estudo da entidade francesa  "Chambre d'Agriculture Gironde", de Bordeaux, publicou um estudo que pode nos ajudar a encontrar a resposta.

A pesquisa, muito detalhada e minuciosa, se baseia no calculo dos preços médios (preço bruto, com impostos embutidos onde e quando eles incidem) de todos os aspectos envolvidos, desde a mão de obra que, na França, custa entorno de 16/18 Euro/hora no campo e 23,00 Euro/hora para o trabalho na vinícola, mais especialístico, passando ao custo dos maquinários, dos fertilizantes, rotulagem etc.
Dai foi feita uma simulação entre duas empresas fictícias  um "Domaine X" que produz apenas vinho a granel trabalhando no limiar da decência da relação custo x beneficio (estamos falando de Bordeaux AOC, não esqueçam), em contraposição ao "Chateau Y" que produz vinho engarrafado, com maiores atenções, rendimentos mais baixos e cuidado com o meio ambiente.


Vamos então verificar as diferenças: no vinhedo o Domaine X apresentou um custo de 5.340,00 Euro por hectare, contra os 5.633,00 do colega Chateau Y, mais exigente; uma diferença nem muito grande.
Já na hora da vinificação a distancia entre os dois aumenta, enquanto X apresenta um custo de 1.250,00 Euro/hectare (0,25 Euro/litro), eis que o Y gastou 1.425,00 Euro, ou seja 0,29 Euro / litro.
Temos então o custo de produção total, para o vinho a granel onde o Domaine X totalizou 1,32 Euro/litro e o Chateau Y 1,41 Euro/litro.


A musica muda quando se fala de vinho envasado em garrafas de 750 ml., uma situação que preocupa apenas Y; temos então um custo de produção de 1,06 Euro/gfx750ml. somamos a isso o dinheiro gasto com engarrafamento, 0,52 Euro/gf., mais rotulagem e comercialização, aproximadamente 1,30 Euro/gf. (mais que o custo de produção!) e chegamos ao custo final da produção de uma garrafa de Bordeaux AOC, ou seja 2,88 Euro/gf, R$/gf. 7,66, ao cambio de hoje.

Bom, a partir daí até o preço que pagamos nas gondolas no Brasil a diferença é dada pela margem de lucro do produtor, pelo frete, variação cambial, margem do importador, a incidência dos impostos pagos na nacionalização (este tópico vem antes do anterior, só mudei a ordem por amor à prosa), daqueles cobrados cada vez que muda de Estado (sic!), e de distribuidor para varejo e/ou restaurante (sic + sic!).
Enfim, aqui entre nós, só gostando mesmo de vinho.

fonte: winenews.it
 

2 comentários:

  1. Seria interessante uma análise mais analítica aos custo de produção, nomeadamente, fitofarmacêuticos, mão de obra, energia,agro quimicos,amortizações do activo biológico, custos financeiros, rendas, etc.
    Concordo.Bom, bom é mesmo degustar o vinho.
    cups.

    ResponderExcluir
  2. Cara Fátima, em primeiro lugar muito obrigado pelo comentário, afinal o sentido de um blog é justamente o de provocar uma troca de ideias sobre um assunto de interesse comum.
    Com relação a analise dos custos, posso garantir que foi extremamente cuidadosa e que levou em consideração dados colhidos na região de Bordeaux, com atenção para todos os aspectos que vc mencionou em seu comentário; quanto a simulação entre X e Y utilizou, como não podia ser diferente, a média exata desses dados para os dois "produtores", como pode verificar no link (infelizmente apenas disponível em francês)
    http://www.gironde.chambagri.fr/fileadmin/documents_CA33/Internet/Conseil_d_entreprise/Referentiel_vigneron.pdf

    Obrigado de novo,

    Abraços e volte sempre (a comentar...)

    ResponderExcluir