quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

SAINT EMILION, UMA CLASSIFICAÇÃO QUE NÃO AGRADOU NINGUÉM

A esperada classificação dos Chateaux de Saint Emilion, que saiu no setembro 2012, após ter sido abortada em seu primeiro esboço, ainda em 2007, acabou de ser detonada, de novo.
Parece que três Chateaux não concordaram com os critérios de avaliação da comissão de controle da AOC, o ponto mais polemico tem sido o do critério da degustação organoléptica.



Assim o Chateau Croque - Michotte, o Chateau La Tour du Pin Figeac e o Chateau Corbin - Michotte, encarregaram seus respectivos departamentos jurídicos de resolver a questão, diante do tribunal administrativo de Bordeaux.
O La Tour du Pin Figeac e o Corbin - Michotte perderam o status de "Grand Cru Classe" e o Croque - Michotte se viu negada a promoção a "Grand Cru Classe" ficando apenas "Grand Cru"; os três chateaux acusaram erros na seleção e, sobretudo, na degustação das amostras.
Desde 2006 que em Saint Emilion se tenta varar uma classificação mais atualizada, mas até agora não se encontrou consenso, a primeira tentativa foi abortada um ano depois, em 2007 e esta ultima, varada em Setembro, ao que parece somente será resolvida na justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário