quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO - CASA VALDUGA GRAN IDENTIDADE CORTE 2009

REGIÃO: Serra do Sudeste - Encruzilhada do Sul - RS
PRODUTOR: Casa Valduga
COMPOSIÇÃO: Arinarnoa, Marselan e Merlot
SAFRA: 2009
ESTAGIO: 12 meses em barricas francesas e mais 12 meses em garrafeira.
TEOR ALCOOLICO: 13,5%


Visual: Cor rubi muito intensa e profunda, o reflexo violáceo no halo do vinho deixa claro que se trata de um vinho jovem muito intenso e encorpado, acrescento com perspectivas de guarda bastante longa, talvez 8 a 10 anos, a meu ver.

Olfativo: O aroma deste vinho é bastante intenso, não foi decantado, pois não achei necessário, portanto os aromas que compõem seu amplo bouquet surgiram em camadas sucessivas, a principio a fruta preta e vermelha madura, seguida por uma presença vegetal potente, mas não defeituosa, as notas de tostado, de café e especiarias trazidas pela passagem na madeira, aparecem em seguida e ajudam a "temperar" o forte vegetal (Arinarnoa, o produtor não declara a porcentagem mas acredito que este varietal seja a maior parte ou, pelo menos a que mais impacta). A grande intensidade e a persistência dos aromas mostram a personalidade e o potencial de evolução do vinho.

Gustativo: Muito tanino, vinho encorpado, preenche a boca, enxuga as papilas que, em seguida, começam a ativar a salivação, sinal de uma acidez vibrante que indica potencial de envelhecimento. Os taninos não são verdes, mas ainda assim bastante "duros", o Gran Identidade pode surpreender os amantes dos vinhos mais suculento e frutado de outras regiões do Novo Mundo. Não apresenta nenhum amargor num final de boca longo e persistente. Pede uma carne vermelha de sabor marcante, escolhi um Baby Beef assado com cuscus marroquino que harmonizou muito bem.

Conclusões: Se trata de um vinho que representa a gama alta da vinícola  o preço de mercado é superior a R$ 100,00, portanto uma aposta da Casa Valduga na busca da qualidade, bem sabendo que nesta faixa de preço a resistência do consumidor com o vinho brasileiro, sobretudo tinto, é mais elevada. Acredito que o vinho seja um pouco tânico  mas vai evoluir bem nos próximos meses, as notas de frutas, vegetais e tostadas que hoje estão um pouco "desordenadas" vão integrar-se melhor e fundir-se num bouquet mais harmônico  assim como os taninos ficarão mais macios e sedosos, o potencial de envelhecimento é elevado, um vinho de personalidade marcante.

2 comentários:

  1. Interessante. Dos grandes da Valduga, sugiro o Villa-Lobos 2005 e o Storia 2008, dois vinhos muito bons e prontos! Vou levar sua avaliação em consideração.
    Há um outro Gran Corte também, acho que Raízes. Será que está mais pronto?

    Um abraço e parabéns pelo blog.
    Felipe.
    http://bebadovinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Caro Felipe,
    concordo quanto ao Villa Lobos e ao Storia vinhos de safra mais antigas que já estão em seu apogeu, eu prefiro o Storia, a Merlot do Vale dos Vinhedos, quando tratada como merece, presenteia com grandes vinhos.
    Com relação ao Gran Corte Raízes, da Campanha, provei no ano passado recém lançado, achei muito bom, já extremamente agradável, embora com margem para envelhecer estava muito bom.
    Quanto ao Gran Identidade, identifico sua característica de crescer com o passar do tempo, como própria da casta Arinarnoa, tânica e vegetal quando jovem, ganha profundidade e maciez com a evolução na garrafa.
    Muito obrigado pelo seu comentário.
    Abraços.

    ResponderExcluir