segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

TERRORISMO ENOLOGICO 2 - OS DETALHES DO ATAQUE A VINÍCOLA ABRAXAS


Ataque pode parecer uma palavra um pouco exagerada, sobretudo para o pacato mundo do vinho, ainda mais quando o cenário é uma bucólica ilha no meio do Mar MediterrâneoPantelleria, no caso, mas não me ocorrem outras palavras para definir o que aconteceu na Abraxas, na noite entre os dias 27 e 28 de Dezembro de 2012, vejam a seguir como aconteceu, segundo o relato do proprietário, Calogero Mannino.

"Não sei quantas pessoas foram, penso mais de um pois chegaram a derrubar o muro da vinícola para poder entrar ... pareceu quase uma operação de guerra, com uma violência fora do comum, sim porque  forçar uma fechadura, até abater uma porta, de certa forma, é compreensível,  mas chegar ao absurdo de derrubar uma parede é de assustar ... quando entro na minha adega agora e vejo nas outras paredes que se formou um rodapé vermelho na altura de cerca de 40 cm. do chão, fico impressionado; aconteceu que quando os tanques foram esvaziados o vinho inundou a vinícola, formando uma verdadeira lagoa e defluindo depois lentamente através dos canais de drenagem...o mundo do vinho não merecia isso, além do que aconteceu comigo, nós precisamos conservar aquela tranquilidade, aquela serenidade que é tipica do nosso mundo, não podemos aceitar episódios como esse".

Além de tudo, tentando contabilizar o prejuízo sofrido pela Abraxas que, vale lembrar, é uma vinícola premiada na Itália e no mundo, vamos somar: 70.000 litros de vinho jogado fora, sendo 35.000 de passito das safras 2010 e 2011, 24.000 litros de tinto Sicilia DOC 2012, 7.500 litros de branco Pantelleria DOC 2012, além de outros tanques pequenos.
Um prejuízo total que, ao custo de produção, pode ser estimado em cerca de 500.000,00 Euro mas que, ao valor de venda, representa um prejuízo real de cerca de 1 milhão de Euro; isso, para uma vinícola que possui 26 hectares de vinhedos, pode ser fatal.
Pois é amigos, foi um ataque mesmo, infelizmente.

fonte: winenews.it

Nenhum comentário:

Postar um comentário