quinta-feira, 27 de outubro de 2011

SISTEMA DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA BRASILEIRO INSPIRA VITIVINICULTORES ARGENTINO


A experiência brasileira como referência

A experiência da vitivinicultura brasileira em relação às Indicações Geográficas (IGs) está servindo como referência para alguns países. Recentemente, profissionais do Instituto Nacional de Vitivinicultura da Argentina (INV) estiveram na Serra Gaúcha, para conhecer regiões detentoras de IGs e o trabalho de pesquisa na área. Em tal sentido, na Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, uma das principais instituições de apoio ao setor no processo pela conquista das Indicações, eles participaram de uma intensa agenda de reuniões com os pesquisadores mais diretamente vinculados à temática e ao campo de zoneamento vitivinícola.

Os visitantes, engenheira Silvia Ríos, do Departamento de Estudos Vitícolas do Instituto, e o licenciado em Enologia Néstor Mario Sela, do Departamento de Fiscalização do escritório do INV no departamento de San Rafael, declararam-se "gratamente surpresos" com o que se depararam na Serra Gaúcha. Isso se deu por conta do nível de "desenvolvimento, que não achava que iria encontrar", anotou Silvia, destacando a infraestrutura em enoturismo e os bons produtos vinícolas da região.

Silvia e Sela iniciaram seu itinerário visitando os vinhedos da Rede Terroir em Muitos Capões e Vacaria, nos Campos de Cima da Serra. Depois, estiveram em vinícolas e propriedades vitícolas em Flores da Cunha (que, com Nova Pádua, trabalha pela conquista da Indicação 'Altos Montes'), em Garibaldi e nas IGs de Pinto Bandeira e do Vale dos Vinhedos. Eles também reuniram-se com pesquisadores atuantes nas áreas de Indicações Geográficas e zoneamento vitivinícola das universidades de Caxias do Sul (UCS) e Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas.

Os argentinos tiveram como anfitrião principal, no Brasil, o coordenador do programa de desenvolvimento de Indicações Geográficas para Vinhos e Espumantes da Serra Gaúcha, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho Jorge Tonietto. A interação, que culminou com a vinda dos profissionais do INV para a região, foi fortalecida a partir da participação do pesquisador no concurso de vinhos Vinandino 2011, realizado em Mendoza, Argentina, em setembro.

O que é uma 'IG'
Indicação Geográfica é "a identificação de um produto ou serviço como originário de um local, região ou país, quando determinada reputação, característica e/ou qualidade possa(m) ser vinculada(s) essencialmente a esta sua origem particular. Em suma, é uma garantia quanto à origem de um produto e/ou suas qualidades e características regionais".

A Rede Terroir
A Rede Terroir, explica o pesquisador Jorge Tonietto, é uma rede de vinhedos comerciais na região vitivinícola da Serra Gaúcha e Campos de Cima da Serra monitorados pela Embrapa Uva e Vinho. O objeto deste acompanhamento é a avaliação e caracterização da qualidade da uva e do vinho em diferentes condições de clima e solo das áreas produtivas.

Fonte: Jornalista Giovanni Capra - Embrapa Uva e Vinho.
Informações sobre as IG: INPI  http://www.inpi.gov.br/menu-esquerdo/indicacao/Folder_contents.

Nenhum comentário:

Postar um comentário