quarta-feira, 5 de outubro de 2011

VINHOS DO PIEMONTE - LESSONA

LESSONA D.O.C.


É outro tinto do norte do Piemonte, feito a partir da predominante Nebbiolo, com participação maxima de 15% a 20% de Vespolina, uva tinta autóctone da região; seu nome é originário da mesma cidade de Lessona, na província de Biella.
A historia dessa minuscula DOC piemontesa é bastante peculiar, pensem que a inteira produção de Lessona pertence a... uma unica vinícola!
Antes de pensar em algum latifúndio de propriedade de algum aristocrático feudatário, pouco provável nessas latitudes, vamos a examinar algum número referente ao Lessona.

Vinhedos em Lessona - Piemonte
Vinhedo "San Sebastiano allo Zoppo" - Lessona, Piemonte

Superfície de vinhedos inscritos na DOC: 148.824 metros quadrados (ou seja 14,88 hectares)
Produção total declarada de uva: 46,95 toneladas
Produção total efetiva em vinho: 32.859 litros

Pelos dados acima podemos deduzir duas conclusões, a primeira é que se trata de uma DOC realmente minuscula, com menos de 15 hectares, a segunda é que o vinho deve ser de elevada qualidade, pois apresenta um rendimento por hectare especialmente baixo, algo como 3 toneladas por hectare, além de um rendimento uva / vinho na ordem de 70%.

O Lessona é um vinho que precisa ser vinificado e engarrafado dentro da própria região de produção, segundo determina o Disciplinar da DOC, a partir de uvas originarias apenas de vinhedos de encosta; o Lessona DOC deverá passar por um afinamento obrigatório de 12 meses em madeira, seguidos de outros 10 meses em garrafa na cave da vinícola; já o Lessona Riserva DOC precisa afinar ao longo de 46 meses, sendo 30 em madeira.

CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS

O Lessona deve apresentar cor vermelho granada, com tons alaranjados com o envelhecimento.
No nariz aromas de viola, intenso e limpo.
Sabor seco, tânico,  de boa sapidez e longa persistência.
Teor alcoólico minimo permitido de 12%
Acidez total minima 5,0 g/l
Extrato seco minimo 22,0g/l

O único produtor desse vinho é a TENUTE SELLA, de propriedade da homônima família, que conta com antepassados ilustres, incluindo o Primeiro Ministro Quintino Sella, chefe de governo no fim do seculo XIX, na recém unificada Itália.
Existem documentos de 1671 que certificam a aquisição por parte de Comino Sella de vinhedos em Lessona, a titulo de investimento de lucros obtidos com a atividade industrial têxtil da família.


A Tenute Sella produz 3 tipos de Lessona,

Botte escolhida para o vinho "Omaggio a Quintino Sella"

LESSONA OMAGGIO A QUINTINO SELLA, de Nebbiolo 85%, Vespolina 15%, a pertir do vinhedo "RAVA", videiras com idade média de 50 anos, produzido apenas com o vinho das melhores BOTTI de 25 hectolitros, após afinamento de 36 meses; no dia de 22 de Julho foram engarrafadas 3033 garrafas e 150 magnum da safra 2006, que será disponível no mercado apenas no final de 2012.

Barris de carvalho de 25 hl. "Botte"

LESSONA SAN SEBASTIANO ALLO ZOPPO, de Nebbiolo 85%, Vespolina 15%, a partir de videiras com idade media de 75 anos, vinho afinado 24 meses em botti de 25 hectolitros e 12 meses em barricas de carvalho de Allier (França), apresentando neste caso uma concessão ao modernismo, com a utilização também das barricas.

Tinas de fermentação em madeira

LESSONA DOC, de Nebbiolo 80%, Vespolina 20%, a partir de videiras com idade media de 50 anos, afinado 24 meses em botti de 25 hectolitros. 16.000 garrafas produzidas na safra 2007.

Com certeza é mais um Grande do Piemonte, não em tamanho, mas em tradição e qualidade.

 

2 comentários:

  1. Ninguém trás esse vinho pro Brasil Marco? Tem muita coisa realmente boa que não passa nem perto do Brasil, imagina o Ceará.

    ResponderExcluir
  2. Renato, esses vinhos Sao raros mesmo, ate os próprios representantes italianos tem dificuldades para abastecer seus clientes. Trata-se de vinhos de muita procura e pouca produção, mesmo assim seu preço nao alcança os do Barolo, quando muito o Gattinara.
    Para prova'-los precisa ir ate lá, aí vc mata a curiosidade com R$ 50,00 ou algo assim.
    Abraços e obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir