sexta-feira, 26 de agosto de 2011

CALIFÓRNIA LANÇA "MÉS DO VINHO"

Interessante iniciativa a do Governador da Califórnia, Jerry Brown, que declarou o mês de Setembro desse ano o "Mês do Vinho na Califórnia".


Durante todo Setembro, as vinícolas, os vinicultores e organizações da industria, realizarão vários eventos em todo o Estado, incluindo degustações festivais e tours pelas vinícolas.
O gancho para essas atividades todas é, obviamente, o começo da vindima, que naquele país e
é estabelecida e coordenada pelo Wine Institute e o Califórnia Association of Winegrape Grovers.


Na Califórnia existem mais de 4600 produtores de uvas e mais de 3100 produtores de vinho, dando origem a uma industria que fatura algo como 16,5 bilhões de dólares, neste estado que é responsável por mais de 90% do vinho produzido em todos os Estados Unidos.

Vejam a opinião do Governador a proposito "Como uma industria, o vinho da Califórnia traz inúmeros benefícios para o estado. Nossas regiões vinícolas pitorescas e históricas, uma cozinha renomada baseada na harmonização entre o vinho e os mais variados pratos, a oportunidade de degustar e adquirir vinhos mundialmente famosos resulta em estimados 20,7 milhões de turistas ao nosso estado por ano".

Fica então a dica para quem gosta de fazer enoturismo, com certeza será um passeio inesquecível.

Com relação ao evento em si, não é nenhuma novidade, na Serra Gaúcha também se faz turismo em época de vindima, a diferença fica por conta da postura das autoridades, que, enquanto lá na Califórnia enxergam no vinho e na paixão que ele suscita, uma oportunidade de crescimento ao ponto de dedicar um mês inteiro ao enoturismo, por aqui ficam na moita, atras de empurrar impostos pela goela abaixo dos contribuintes, numa total falta de  visão estratégica, onde a ideia é matar a galinha dos ovos de ouro para fazer canja, em lugar de cuidar dela para aproveitar o que pode proporcionar para a industria local.

Somente a título de informação, ao longo de 2010, o fluxo de turistas no Vale dos Vinhedos, foi de pouco mais de 150.000 pessoas, quem sabe um dia a gente chega lá, quando os americanos governarem o Brasil, talvez (estou obviamente brincando).
Fonte Revista Adega

Nenhum comentário:

Postar um comentário