segunda-feira, 29 de agosto de 2011

VINHOS DO PIEMONTE - DOLCETTO

IL DOLCETTO


O Dolcetto é um vinho tinto D.O.C. (Denominação de Origem Controlada), varietal da uva Dolcetto, produzido na Região do Piemonte ,  no Noroeste da Itália, em sete tipologias diferentes, cujas diferenças dependem do local de produção, que confere características distintas ao vinho.
Cabe aqui um esclarecimento, a Itália é um país dividido politicamente em Regiões, Províncias e Municípios, por isso, quando se diz a Região do Piemonte estamos falando de uma área geográfica bastante vasta, com muitas tipicidades diferentes e terroir bem distintos.
Como a Barbera (para nós piemonteses o Barbera foi, é e sempre será feminina, a Barbera, presença certa na mesa de todos os dias, assim como a mamãe), o Dolcetto, era o vinho de mesa de todos os dias, mas agora esta adquirindo cada vez mais importância, graças as seleções das uvas e as modernas tecnologias de produção.
Apesar do nome não se trata de um vinho doce, segundo alguns se chama assim porque a videira se dá bem quando plantada nas pequenas ondulações, nos morros, que em dialeto Piemontes são chamados de "Duset", existe outra crença que atribui o nome ao fato da uva Dolcetto, quando bem madura, ser bastante doce.
Todos os tipos de Dolcetto podem ser consumidos jovens, porém, caso sejam do tipo envelhecido um ano com teor alcoólico igual ou acima de 12,5%, são classificados como "Superiore".

TIPOS DE DOLCETTO.


O Dolcetto di Acqui é seco, de sabor e aroma levemente amendoado, vermelho rubi intenso com reflexos granada, teor alcoólico de 11,5%, aroma vinoso.

O Dolcetto d'Alba, de cor vermelho rubi, apresenta as vezes uma leve efervescência natural com tintas violáceas, seco levíssimo amargor típico, acidez moderada, teor de 11,5%.

O Dolcetto d'Asti apresenta a típica cor rubi intensa, aveludado, seco e de acidez refrescante.

O Dolcetto delle Langhe Monregalesi é produzido em uma região bastante pequena, ao redor da cidade de Mondoví, provincia de Cuneo; é o mais acido de todos os Dolcettos. De cor rubi, aroma vinoso, seco e mineral, é um vinho a produção limitada, o teor alcoólico mínimo é de 11%.

O Dolcetto di Diano d'Alba, entre todos, é o que possui o teor alcoólico mais elevado, 12%. De cor vermelho rubi, aroma vinoso e seco na boca, tem um interessante retrogosto de amêndoa, muito característico. Este Dolcetto, desde 2010, ascendeu ao status de D.O.C.G.

O Dolcetto di Dogliani, é considerado a estrela dos Dolcetto, é o mais antigo, com documentos de 1593 que atestam sua produção e as modalidades da colheita. De cor rubi com reflexos violáceos, seco, mediamente encorpado. Deste Dolcetto, existe o tipo Superiore que, obedecendo a sérios critérios de produção, poderá elevar-se ao status de D.O.C.G. (Denominação de Origem Controlada e Garantida), o grau mais elevado na legislação italiana que regulamenta o vinho.

O Dolcetto d'Ovada tem o aroma vinoso característico desse varietal piemontes (não temos noticia de vinhedos de Dolcetto plantados em outras regiões da Itália, ou do mundo), seco igual aos demais, nariz harmônico  levemente amargo, o vermelho rubi apresenta reflexos granada com o passar do tempo.

Fonte: site Piemondo.it 

Nenhum comentário:

Postar um comentário