sábado, 20 de agosto de 2011

JOÃO VALDUGA PROMOVE PALESTRA EM FORTALEZA

Na ultima terça feira, no auditório do SENAC de Fortaleza, aconteceu o debate "Vinho, muito mais que uma bebida", promovido pela Casa Valduga, com a presença do enólogo e diretor da vinícola, João Valduga.



O tema desenvolvido para o auditório lotado, em sua maioria, por estudantes dos cursos de gastronomia de Fortaleza, abrangeu vários aspectos que ligam o vinho a gastronomia, tanto no que diz respeito as características organolépticas, no caso da harmonização, como os benefícios do vinho para a saúde, onde foram apresentados números baseados em pesquisas internacionais, que atestam que o consumo moderado, porém diário, de vinho, traz inegáveis benefícios ao ser humano.

Segundo os comentários que surgiram ao longo da palestra, ficou claro a importância cada vez maior que a porção ENO, está assumindo no tocante a gastronomia, isso também é reflexo do salto de qualidade que a produção vínica nacional apresentou nos últimos anos.


Com destaque para os espumantes, podemos dizer que o Brasil, hoje, tem condições de disputar mercado com a totalidade dos vinhos importados por outros países, sobretudo aqueles que se situam numa faixa de mercado intermediária, é evidente que o Brasil ainda está para produzir um vinho ícone para ganhar disputas internacionais em alto nível, isso se deve a vários fatores, desde os climáticos, nem sempre favoráveis, até os que estão ligados a descoberta de vocação territorial de nossas regiões. A busca constante pela qualidade faz com que nossos vinhos se destaquem cada vez mais, atraindo o olhar interessados dos consumidores de outros países que, aos poucos, estão conhecendo o vinho brasileiro, e estão gostando.
Apenas precisa o consumidor daqui atentar para essa melhora, deixar de lado o preconceito e acreditar mais na seriedade de nossos vinhos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário