sábado, 13 de agosto de 2011

EVENTO DA TARAPACÁ EM FORTALEZA

Quinta feira 11 de Agosto, no EMPÓRIO DELITALIA, foi noite de degustação, para brindar a presença do diretor comercial da Viña Tarapacá, Cristian Le Dantec, escoltado pelo importador exclusivo de seus vinhos no Brasil, Licínio Dias, foram degustados vários vinhos da linha Gran Reserva daquela renomada vinicola chilena.

A degustação começou com um espumante Charmat  de corte inusitado, Chardonnay 50%, Pinot Noir 35% (até aqui tudo normal) e ... Sauvignon Blanc 15%!
Realmente um corte pouco comum, mas o espumante era de boa qualidade, bem feito, de boa complexidade com um perlage interessante, fino e persistente.

Do espumante passamos para os tintos, a ordem não era determinada por uma sequencia de serviço, a degustação se deu em ritmo de "feira" onde no local reservado ao evento tinham sido dispostas várias champanheiras com o vinho e os convidados eram servidos, de acordo com o desejo deles.

O meu segundo vinho foi um Merlot da linha Gran Reserva, produzido a partir de uvas colhidas em Isla de Maipo, esse vinho estagiou durante 14 meses em barrica de carvalho, e deu para perceber, o tostado e as notas de baunilha da madeira (parte americana e parte francesa), literalmente "passaram por cima" da delicadeza e maciez da Merlot, na garrafa que eu bebi a fruta tinha sido "engolida" pela pujança do carvalho; eu não sou grande apreciador desse estilo de vinho, mas mesmo os que gostam, possivelmente concordarão em considerar o Merlot Gran Reserva um pouco desequilibrado, pelo excesso de madeira.

O segundo tinto da noite foi o Gran Reserva Carmenere, do Valle del Maipo, apenas 70% do vinho estagiou em barrica, isso, em minha opinião, fez muito bem a este Carmenere, que tinha boa presença de fruta madura e algum toque vegetal característico; as notas da madeira eram muito bem integrada ao conjunto, claramente perceptíveis, tanto a baunilha como o café, chocolate e tostado, mas sem que isso chegasse a "apagar"a fruta e a personalidade do varietal. Achei muito mais agradável e equilibrado que o Merlot.

O ultimo vinho da degustação foi o Gran Reserva Cabernet Sauvignon, safra 2007. Recentemente, em outra degustação, me deparei com esse mesmo vinho e a impressão não tinha sido das melhores, por isso cheguei a ele com muita cautela, não queria que a experiencia anterior influísse em minha apreciação.
Preciso me retratar, daquela vez falei de um vinho levemente desequilibrado pela influencia exagerada do carvalho, bem...hoje a impressão não podia ser diferente, essa outra garrafa que degustei, demonstrou ser muito diferente daquela, apresentando a madeira totalmente integrada ao vinho.
Apesar de evidentes, as notas de carvalho, sobretudo americano, nunca chegaram a se sobressair à fruta, preta, madura, rica e suculenta, bem ao estilo chileno; a acidez muito baixa e o teor alcoolico de 14,2%, bem suportado pela riqueza dos taninos macios e suaves, completavam o quadro desse Cabernet Sauvignon.


Eis aqui um exemplo que retrata perfeitamente um jeito muito chileno de fazer vinho, podemos gostar ou não, mas qualitativamente é um vinho bem feito, em minha opinião o melhor da noite.

Preciso fazer uma critica mesmo assim, conheço alguns vinhos brancos da Viña Tarapacá, com destaque para o Gran Reserva Sauvignon Blanc, não entendo porque, em degustação em Fortaleza, cidade de praia no Nordeste brasileiro, de gastronomia rica em peixes e frutos do mar, não foi aberto nenhum vinho branco, acho que perdemos uma oportunidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário