sexta-feira, 6 de maio de 2011

OS VINHOS DO DESERTO

Na EXPOVINIS tive a oportunidade de visitar um estande que reunia vários produtores argentinos de regiões menos badaladas, mas não menos interessantes, que Mendoza.
Entre os vários, e muito bons, vinhos que provei me chamaram a atenção os produzidos pela BODEGA DEL DESIERTO, apresentados pela simpática, e bonita, Gabriela Millan.



A Bodega del Desierto é uma moderna vinícola com 140 Hectares de vinhedos próprios, localizada numa região onde não chove mais que 220 mm./ano, a nova fronteira vinícola da Argentina, LA PAMPA, logo acima da PATAGÔNIA; a vinícola conta com a consultoria do enólogo americano Paul Hobbs.


O primeiro vinho degustado foi um Malbec 2007, da linha 25/5 (de 25 de Mayo, localidade onde surgem os vinhedos da Bodega), de cor escura e reflexos púrpura, o nariz bem equilibrado com notas características do varietal, fruta madura que se sobressai e um aporte discreto da madeira integrada ao conjunto de forma excelente, os aromas terciários mostram bom potencial de guarda.
Na boca o Malbec 25/5 é suculento com a fruta madura que seduz o palato, o vinho é muito macio, mas não apresenta aquele final de boca doce de geleia que, em minha opinião, é responsável pela banalização de muitos Malbec argentinos, mesmo mais badalados, o teor alcoólico é elevado, acima de 14%, mas em momento algum o vinho ficou "quente".
70% do vinho passa onze meses em barrica (50% carvalho americano, 50% carvalho francês).


O segundo vinho apresentado foi o DESIERTO PAMPA MALBEC 2006, o vinho de ponta da vinícola, após um estagio de 20 meses em barrica (70% francesa, 30% americana), é lançado ao comércio, trata-se de um vinho de muita raça, com excelente potencial de guarda, o teor alcoólico é muito elevado, 14,8%, coisa de clima quente, porém o conjunto tem um equilibro impressionante, as frutas pretas no nariz são muito maduras e os aromas terciários, de chocolate, couro e tabaco "saltam" para fora do copo, na boca é longo e persistente, novamente sem o final adocicado, pelo contrário, apareceu uma tanicidade que bem se acompanha com uma carne na parrilla.


Este vinho recebeu 90 pontos da Wine Spectator e arrematou a Medalha de Prata no concurso Argentina Wine Awards de 2009.

Fiquei satisfeito de ter degustado vinhos de regiões diferentes e fora das rotas convencionais, fiquei mais satisfeito ainda de ter conhecido pessoas engajadas na missão de fazer vinhos com personalidade própria, aprimorando e  buscando a vocação de terroir diferentes e inusitados

Um comentário:

  1. Olá!

    Excelente seu post, realmente é muito bom encontrar vinhos surpreendentes como o 25/5 aqui no Brasil. Agora a Bodega del Desierto está no Brasil sob a importação da VinhosWeb, aqui:

    http://www.vinhosweb.com.br/produtos.php?IdCategoria=0&IdSubcategoria=0&IdPais=0&IdRegiao=0&IdVinicola=356&IdHarmonizacao=0&IdValor=0&imageField4.x=18&imageField4.y=5


    Espero que goste :)

    ResponderExcluir