terça-feira, 24 de maio de 2011

Vinhos do Interior

Interessante retrato do mundo do vinho do interior paulista, uma região que, apesar de não ter muita vocação para vitivinicultura de qualidade é um importante produtor (em quantidade) de vinho de mesa.

O que a gente percebe, além da indiscutível verdade do ditado "gosto não se discute, se respeita", é que lá no campo, nos vinhedos, a percepção do vinho é diametralmente oposta aquela que nós, enófilos e profissionais do vinho da cidade, entendemos como ser a "correta".

Por isso que não é tarefa fácil, para o vitivinicultor brasileiro, produzir vinho fino de qualidade, quando a realidade que enfrenta no dia a dia é aquela descrita no texto do Silas.

Lembramos que no Brasil, geralmente, o vinho é bebido, comentado e julgado nas cidades, mas os vinhedos ficam no campo, onde aquele que almeja produzir vinhos de qualidade internacional, precisa se confrontar com as condições e a mentalidade peculiar de nosso interior.

Posso acrescentar, com a experiência de quem conhece bastante bem a Serra Gaúcha, que mesmo na mais importante região produtora do Brasil, a mentalidade não é tão diferente daquela descrita no texto.

Vinhos bons e baratos!: Vinho do interior, nem adianta torcer o nariz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário