segunda-feira, 23 de maio de 2011

Terra Andina Cabernet Sauvignon 2009

A Terra Andina é uma vinícola que pertence ao grupo Santa Rita e Carmen, um gigante da enologia chilena que, como é praxe naquela região, produz desde os varietais de boa relação custo - benefício com denominação do Vale Central, até os grandes vinhos degustados e pontuados nos melhores concursos mundiais.


O Cabernet Sauvignon Terra Andina, objeto dessa degustação é um D.O. Vale Central, com teor alcoólico de 13,5º GL, trata-se de um vinho de uma bela cor rubi não muito intensa, sinal de uma não excessiva extração e de uma maceração não muito longa (o rubi acentuado, a pesar de não ser a cor padrão varietal do Cabernet Sauvignon, é comum nos vinhos que estagiam em barrica, sobretudo quando relativamente novos).

Ao nariz revelou aromas típicos do varietal, de fruta vermelha madura, apesar da madeira se sobressair, a ponto de anular quase o pimentão verde, característica nota herbácea do Cabernet Sauvignon, ficaram perceptíveis toques de mentol que podemos  atribuir ao uso de barricas de carvalho americano.

Na boca é franco e intenso, seco com boa acidez e bastante encorpado, de boa persistência.

Gostei do vinho e achei excelente companhia pelo T-Bone que assei para o almoço do Domingo.

No Brasil é importado pela Vinci de São Paulo que, a propósito, a partir de hoje estará apresentando ele e muitos outros vinhos no evento Vini Vinci, que acontece a cada dois anos no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Em Fortaleza pode ser adquirido na Empório do Pão, no Shopping Pátio Dom Luiz (não lembro o preço mas deve ser algo por volta de R$ 40,00, boa relação custo - beneficio) além de estar na carta de vinho de vários restaurantes da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário