segunda-feira, 20 de junho de 2011

BONARDA Uma Coadjuvante que virou Estrela

A Bonarda é uma uva muito cultivada na Itália do Norte, nas regiões do Piemonte, Oltrepó Pavese (Lombardia) e Emilia Romagna (vinho Gutturnio, província de Piacenza). Sua utilização de forma geral, sempre foi a de ajudar o produtor a domar a mais temperamental Barbera, uma casta que por natureza se apresenta acida e, às vezes, adstringente, daí a necessidade de complementar o corte com um varietal de característica mais macia que aporta um que de suavidade ao vinho, além de volume, a Bonarda, justamente.
Raramente a Bonarda se apresenta como varietal, nas regiões acima e, quando isso acontece, normalmente se trata de vinhos de perfil comercial, sem grandes atrativas organolépticas, justamente pelo caráter simples da casta que os originou.
Foi quando a Bonarda cruzou o Atlântico, na mala dos incontáveis imigrantes italianos que no século passado emigraram para Argentina, que a sorte começou a mudar, ganhou vastas áreas de plantio e, se a principio recebeu o mesmo tratamento de sempre, após a reviravolta na qualidade dos vinhos argentinos, a partir da década de 90, a Bonarda despertou o interesse de importantes produtores de lá que acreditaram em seu potencial para vinho de qualidade, investiram em seu plantio e hoje estão produzindo os melhores vinhos desta casta que podem ser bebidos.
A Bonarda ganhou tratamento preferencial em vinhedos, sua maturação tardia no clima seco de Mendoza permitiu explorar ao máximo suas qualidades e seu caráter frutado e floral virou marca registrada.

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário