terça-feira, 28 de junho de 2011

ICEWINE 2011 - VINICOLA PERICÓ

Como era fácil de prever, as condições climáticas de frio intenso no Sul do Brasil, além de fazer a alegria dos turistas que viajarão para lá nestas férias, permitiram a vinícola Pericó produzir mais um Icewine, na serra de São Joaquim, em Santa Catarina.
A temperatura de 9ºC. negativos desta manhã, antes do sol nascer, possibilitaram a colheita, que foi realizada  nas condições climáticas ideais para a produção de mais uma safra daquele que é o único vinho do gelo do Brasil.
As uvas utilizadas são da variedade Cabernet Sauvignon, agora passarão por um tratamento especial de fermentação em que a temperatura deverá ser cuidadosamente mantida sob controle, num processo extremamente delicado e lento; todos esses cuidados são determinantes para a grande qualidade do vinho, e justificam seu preço bastante elevado.
Tivemos oportunidade de provar o Icewine da Pericó em degustação em Flores da Cunha, em Maio passado e o parecer sobre a qualidade foi unanime, único detalhes que espero que o enólogo, Jefferson Sancineto Nunes, resolva é a escassa acidez, num vinho dessa importância é um detalhe que pode contribuir em muito na avaliação positiva.

4 comentários:

  1. Então, funciona assim... Tirando o lado "press release" desse artiguinho, vocês não podem estar falando sério ao elogiar um Eiswein brasileiro. Chega a ser piada pronta (ou piada interna, o que é pior). Get real!

    ResponderExcluir
  2. Amigao, duas coisas, primeiro ... nada tenho a ver com a Perico' apenas conheço o pessoal e reconheço o trabalho e o esforço deles.
    Segunda coisa, tu ja' tomou ou só ta falando de graça?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelos textos do seu blog. São muito ricos de informação.
    Sobre o Icewine brasileiro, penso que independente de ser bom ou ruim, caro ou barato, o ideal é conhecermos. Quem gosta de vinho e gosta do Brasil precisa conhecer o que o país anda produzindo, para assim poder emitir suas opiniões livres, individuais e reais.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Gabriel, muito obrigado pela participação, realmente acho também que, antes de derrubar, deveríamos nos dar ao trabalho de pelo menos, conhecer o que rola por aqui.
    Valeu pelo comentário,
    Abraços,
    Marco

    ResponderExcluir