terça-feira, 7 de junho de 2011

TILIA CABERNET SAUVIGNON 2009



Domingo abri uma garrafa de Tilia Cabernet Sauvignon 2009, um vinho produzido em Mendoza, sob os cuidados de Laura Catena, filha do famoso Nicolas Catena e produtora de alguns ícones da enologia argentina, como os Luca, Beso de Dante e La Posta.
As uvas são colhidas a partir de vinhedo de cultivo orgânico e sustentável, conforme declara o importador, a Vinci de São Paulo, em seu site.
Assim que coloquei o vinho na taça fiquei surpreso pela cor rubi com reflexos tendentes ao violáceo, não o violáceo do Malbec, mais parecido com a cor do Merlot, embora muito intenso, para mim sinal de vinho que pode ganhar com algum tempo de guarda.
No nariz a impressão de vinho novo se manteve, as frutas maduras muito exuberantes, o toque da madeira nítido, esse vinho possui um aroma muito intenso, fruto de maceração prolongada e de uvas muito maduras, segundo a escola típica do novo mundo; muito bom, embora o bouquet poderá melhorar em harmonia e fineza.
Na boca os taninos da cabernet sauvignon se fazem presentes, porém nunca de forma agressiva, eles nos transmitem a impressão de um vinho importante, de baixa acidez, encorpado, longo e de excelente aroma de boca.
O teor alcoólico do vinho é elevado, 13,8%, mas equilibrado no conjunto, a Vinci aconselha a tomá-lo a 16ºC ou 18ºC, eu acho mais interessante a 18ºC, os taninos ficam mais macios.
Segundo consta o Tilia Cabernet Sauvignon recebeu 91 pontos da revista Wine & Spirits, francamente acho uma pontuação um pouco elevada, mas, se a gente considera que este vinho custa entorno de R$ 40,00 em loja de varejo especializada, bem meus amigos, a relação qualidade - preço é muito boa.
Tomamos este vinho em companhia de uma maminha na chapa que era uma delícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário