quarta-feira, 15 de junho de 2011

PORTUGAL WINE EXPERT em Fortaleza - 3º dia

Terminou há pouco o 3º dia de aula do concurso Portugal Wine Expert, ministrado pelo excelente e competente sommelier português José Carlos Santanita, hoje foi dia de entrar no vivo da coisa, degustação guiada e (tentativa de...) reconhecimento das características que cada varietal passa para o vinho, para isso foram degustados 1 branco e 1 tinto simples, sem passagem por madeira e um honesto espumante rosé método Champenoise.
Ô coisa complicada as castas portuguesas, as italianas já são difíceis e variadas mas as portuguesas....Deus me ajude, é uma tal de Tinta Cão, Tinta Roriz, que é Aragonez, que também é Tempranillo na Espanha, tem a Arinto e a Verdelho, que nada tem a ver com a Verdejo (espanhola) e muito menos com a Verdicchio (italiana), a Cercial da Ilha da Madeira, se for para o continente vira Sercial, e dedica-se a nobre tarefa de  Esgana Cão (que horror).
Tem uma que até muda de sexo! sim senhor, dependendo da região a Maria Gomes vira Fernão Pires, e mais Bagas, Tourigas Nacionais e Importadas (Francesas no caso) e Trajadura.....para cima da gente.
Bom amanhã tem mais e preciso estudar alguma coisa, do contrario em lugar de expert viro cavalgadura, de vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário