quinta-feira, 14 de julho de 2011

CURSO BÁSICO DE SOMMELIER FISAR - Setembro 2011

Estão abertas as inscrições para mais uma turma do Curso de Sommelier da FISAR (Federação Italiana de Sommelier Albergatori e Ristoratori).
A meu ver, e já escrevi um post a respeito, esse é o melhor curso básico disponível no Brasil, não pretendo de forma alguma denegrir os demais cursos, nem muito menos questionar a didática, ou a competência dos instrutores, nada disso.
A minha opinião é embasada no fato que o curso é ministrado dentro de uma área vinícola, a Serra Gaúcha, na cidade de Flores da Cunha que, para quem não sabe, é o município maior produtor de vinhos do Brasil; Flores da Cunha, não as mais famosas e badaladas Bento Gonçalves ou Garibaldi.
As aulas específicas de enologia são ministrada por um doutor em Enologia, Edegar Scortegagna, graduado na Itália  na Universidade de Trento e Udine e atual enólogo chefe da vinícola Luiz Argenta.
As aulas sobre viticultura, solo e terroir, são ministradas pela Engenheira e mestre em Biotecnologia Roberta Boscato, responsável pela condução dos vinhedos da vinícola da família, o curso é ministrado pelo Professor e Sommelier italiano Roberto Rabachino, já bi-campeão mundial.
(confira a programação completa no link) Programa completo do curso
Esses são os motivos que me fazem acreditar nesse curso básico, a possibilidade de esclarecer qualquer dúvida com os diretos responsáveis por aquelas funções especificas, além da possibilidade de ver, ao vivo e em cores, todo o processo de produção do vinho, literalmente da videira até o copo, passo a passo.
Isso torna o aluno um co-protagonista, não apenas um ouvinte interessado que acompanha a matéria na sala de aula, é diferente entender e acreditar no que se estuda e tocar com mão o solo no pé da videira, comer da uva no pé, provar o vinho direto do tanque (horrível!) ou da barrica, provar um base espumante e, em seguida, o próprio espumante pronto na garrafa.
Esse são os motivos que me levam a aconselhar o curso básico da Fisar, tanto para quem precisa como profissional, bem como para o enófilo, que poderão juntar um excelente curso preparatório com uma visita didática guiada por especialistas numa das áreas vinícolas que mais cresceram em qualidade nos últimos anos; como se diz, dois coelhos...  
CURSO BÁSICO DE SOMMELIER FISAR - Setembro 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário