sábado, 2 de julho de 2011

VINHOS EXTREMOS - VIN BLANC DE MORGEX ET DE LA SALLE

Porque o nome de vinho extremo? Continue lendo e descobrirá, não somente um vinho raro de ser encontrado, mas um verdadeiro ato heroico por parte de uns malucos que durante séculos fizeram um vinho em um lugar  onde quase nada dá para fazer.

Condução em pérgola de encosta - Vale d'Aosta

A área de cultivo fica nos município de Morgex e La Salle, na margem esquerda da Dora Baltea, afluente do rio , que desce direto do Monte Bianco e formou, ao longo de eras geológicas o Vale d"Aosta, extremo Noroeste da Italia.


Aqui a videira não abandona o homem e se ergue até as altitudes proibitivas de 1.200m/snm. São os vinhedos mais altos da Europa, no vertente íngreme dos Alpes que demarcam a fronteira entre Italia e França (lado italiano).

Vinhedos de Morgex, na encosta ingreme do Monte Bianco - Vale d'Aosta

O protagonista em questão é um vinho (como sempre nesse blog), o Vin Blanc de Morgex et de La Salle, varietal produzido a partir da cepa Prié Blanc, considerada autóctone, fruto de seleção espontânea através dos séculos.
A principal prerrogativa desta cepa é a capacidade de cumprir o inteiro ciclo vegetativo em um período de tempo muito curto, tão curto quanto o verão dessa fria região italiana; precisa ter uma floração tardia e, poucas semanas depois, uma maturação mais rápidas que as demais castas.
Mesmo assim pode acontecer que a neve chegue abundante antes da colheita, como já aconteceu em anos recentes.
As condições de vida são tão extremadas, que nem a terrível filoxera, que destruiu os vinhedos de quase toda Europa no fim do século XIX, conseguiu resistir ao inverno de lá, permitindo ao vitivinicultor plantar suas vinhas em pé franco.
Aí já temos duas condições para definir o vinho como extremo: Altitude e Clima.

Vinhedos plantados em pérgola baixa - Vale d'Aosta

Falando da condução do vinhedo, não podemos deixar de apontar para a singularidade do uso da pérgola baixa, menos de um metro de altura, as vezes, justamente para proteger a uva do vento frio que desce da montanha e para que possa receber parte do calor que o solo pedregoso acumula durante o dia.

Colheita em pérgola baixa - Município de La Salle - Vale d'Aosta
Condições extremas de colheita - neve precoce

Il Blanc de Morgex et de La Salle é um vinho fermentado em aço inox, com uso de leveduras selecionadas e autóctone, para preservar sua tipicidade; não passa por nenhum afinamento em madeira, visando a manutenção do frescor e da originalidade desse vinho singular.
Trata-se de um vinho a Denominação de Origem Controlada, de amarelo palha esverdeado, aroma de especiarias, sálvia e ervas aromáticas, de boa mineralidade e aroma de boca lembrando amêndoa.
Não é muito alcoólico, abaixo dos 12 º, excelente como aperitivo, com entradas, Fontina (queijo típico do Vale d'Aosta) e pratos leves.
Quem se deparar com esse vinho não exite em experimentar, vale a pena conhecer, é um vinho que tem uma historia para contar, uma historia extrema.

Um comentário: