sexta-feira, 29 de julho de 2011

DEGUSTAÇÃO DE VINHOS ITALIANOS EM FORTALEZA

Na Quarta Feira 27 de Julho, participamos da apresentação dos vinhos de duas vinícolas do Norte da Itália, a AZIENDA AGRICOLA MOSER, da região de TRENTO e a vinícola CASTELVECCHIO, província de GORIZIA, no FRIULI (DOC CARSO), a degustação aconteceu no jardim do Vice Consulado da Itália em Fortaleza.

Antes de falar das vinícolas e seus produtos, vou expressar algumas opiniões sobre o evento. A recepção foi muito calorosa, bem ao tipo que se espera de uma reunião italiana, amizade, muita fartura, salamecopa  prosciutto crudo, parmigiano, antipasti e pastasciutta não faltaram para ninguém e o clima era aquele agradável das "merendas" típicas italianas, esse é o ponto.
Em eventos desse tipo, onde a atenção do convidado se dispersa entre a comida e o bate-papo com os amigos, o vinho, infelizmente, apenas é percebido como o combustível ideal para o ar alegre da noite, como o coadjuvante que acompanha a comida, relegando em segundo plano sua participação.
Nada tenho contra confraternizações entre conterrâneos (eu também sou italiano, com muito orgulho), mas penso que, para o bem do vinho, seria mais interessante um ambiente mais calmo e propicio, com taças adequadas (a que foram utilizadas eram ótimas para serviço de buffet ao ar livre, inúteis para degustação), para poder evidenciar as diferenças e apreciar a riqueza de detalhes entre um vinho e outro. Numa "merenda" como essa, afinal poderia muito bem ser servido um vinho mais simples que os que estavam sendo degustados, o efeito era o mesmo e o desperdício menor...

A vinícola MOSER, pertence a um famoso campeão de ciclismo, FRANCESCO MOSER, grande vencedor de Giro d'Italia e de várias corridas entre a década de '70 e '80, além de ter estabelecido o Record Mundial da Hora em 1984.
A vinícola fica próxima da cidade de Trento, no Nordeste da Itália e produz interessantes vinhos, de vinhedos próprios, conduzidos em Pérgola Trentina, uma espécie de latada tradicionalmente utilizada naquela região.

Vinhedo conduzido em pergola trentina.

Os vinhos degustados foram um branco de MÜLLER THURGAU, casta muito comum nessa região que dá um vinho de cor amarelo palha, muito aromático, com toques florais e de fruta a polpa branca, excelente aperitivo.
Lagrein DEA MATER - Azienda Agricola MOSER

A seguir provei o DEA MATER, de uva LAGREIN, varietal típico que dá um vinho tinto rubi, muito frutado, agradabilíssimo, com toques terciários de chocolate, influencia da barrica francesa onde o vinho estagia durante 10 meses.
Não tive a oportunidade de provar aquele que provavelmente é o destaque da vinícola, um espumante TRENTO DOC, Champenoise de 24 meses, que leva o nome de MOSER 51.151, em homenagem ao record mundial estabelecido pelo campeão nos tempos da bicicleta.

Sede da vinicola CASTELVECCHIO em SAGRADO - GORIZIA

Outra vinícola a participar da confraternização (não era uma degustação), a CASTELVECCHIO, com sede em Gorizia, na DOC CARSO, produz vinhos desfrutando da magnifica tipicidade que essa terra de fronteira cede generosa.
O Carso foi região de terríveis batalhas ao longo da Primeira Grande Guerra, e de lutas cotidianas para a sobrevivência em uma terra que aparenta hostilidade, mas que com o trabalho e a sabedoria do viticultor se torna generosa e prodiga.
As peculiaridade de um solo composto por uma camada de terra vermelha e rocha calcaria logo abaixo, além do vento "BORA" que traz salubridade, permitem uma produção de elevada qualidade , onde a colheita é realizada tardiamente, com a fruta muito madura.
Nesse ambiente a Castelvecchio produz excelentes vinhos, como um varietal de MALVASIA ISTRIANA, um branco de grande tipicidade, onde para complementar a riqueza floral e frutada do varietal, uma componente mineral muito forte acrescenta complexidade e confere um toque único ao vinho.


Degustamos vários vinhos típicos da região como o CABERNET SAUVIGNON e o REFOSCO DAL PEDUNCOLO ROSSO, típico do Friuli, todos muito bem feitos, complexos e suntuosos, com estagio entre barrica e casco de madeira de aproximadamente dois anos.
Vinho muito interessante foi o SAGRADO ROSSO, corte de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e TERRANO (casta autóctone), uma cuvée selecionada entre vinhos que descansam em barrica e tonneaux, durante três anos, em seguida o vinho é engarrafado e estagia mais alguns meses em garrafa antes de ir para o comercio.
Agora acho que ficou claro o porque da minha critica com relação ao tipo de evento escolhido para apresentar vinhos como os que descrevi acima, certas criações merecem uma atenção um pouco maior;  prestigiando e respeitando os grandes produtos de nossa terra, divulgando estas preciosidades da forma apropriada, estaremos prestando um serviço para todos nós; as merendas podem ficar para depois.    

Um comentário:

  1. Boa noite!
    Sou Stella Maris, sommeliere gostaria de saber qual a importadora dos vinhos de Moser no Brasil ou onde posso compra-los.
    Parabéns pelo seu site, muito rico e leve!
    Cordiali saluti,
    Stella Maris

    ResponderExcluir