sábado, 9 de julho de 2011

PORTUGAL WINE EXPERT e o ganhador é...

... Renato Brasil, parabéns ao sommelier que ganhou a disputada final do concurso Portugal Wine Expert edição de Fortaleza.
A final aconteceu na Sexta Feira 08 de Julho nos salões do Hotel Gran Marquise, os trés competidores foram avaliados por um juri formado de 7 membros entre profissionais da área de gastronomia e jornalistas.
Os sommelier tiveram que superar uma prova de degustação as cegas de 6 vinhos, onde tinham que descrever organolepticamente o vinho, as uvas utilizadas em sua produção, a procedência, temperatura ideal de consumo e  harmonização, tudo em 12 minutos, ou seja 2 minutos para cada vinho, aqui nenhum concorrente ultrapassou o limite.

Após a prova foram mostradas as garrafas degustadas as cegas

Apos a degustação era a prova de recepção de dois "clientes" no restaurante imaginário montado no palco da final, com harmonização de vinho para um cardápio de 5 pratos, uma entrada de queijo de cabra com mel, oregano e compota de alperce (aqui sugeri um Porto White Reserva), um bacalhau fresco confitado em azeite D.O.P. de Moura com caldeirada de legumes (Alvarinho Palácio da Brejoeira), a seguir um carré de borrego em crosta de pistache ao forno com acompanhamento de pimentão vermelho e batatas a padeiro (tinto do Alentejo Reserva DOC safra 2004), queijo minas com goiabada e torradas de pão integral e, para finalizar, canelone de laranja fresca em farofa de leite e baunilha com couli de frutas vermelhas (Moscatel de Setubal 10 anos para os dois últimos pratos), tempo máximo de 8 minutos.
A terceira prova era uma decantação completa de um vinho tinto com tempo máximo de 7 minutos, e eu aqui terminei no último segundo, mas consegui finalizar.
Em seguida era preciso corrigir uma carta de 10 vinho portugueses com erros, apontar o erro e fazer a correção em 3 minutos.
A ultima prova foi o serviço de espumante onde além da abertura correta era necessário encher 6 taças todas no mesmo nível e não sobrar espumante na garrafa, em dois minutos, e só isso.

Renato na prova de degustação as cegas

A classificação final foi a seguinte, campeão Renato Brasil, de Fortaleza, 29 anos sommelier formado pela FISAR (Federação Italiana Sommelier Albergatori e Ristoratori), que trabalha na Universidade Federal do Ceará, a UFC, no curso de Gastronomia, em segundo lugar Marcus Vale, de Fortaleza, 57 anos, sommelier formado pela ABS (Associação Brasileira de Sommelier), empresário do ramo de ótica, em terceiro lugar foi minha vez, Marco Ferrari, 45 anos, italiano, sommelier formado pela FISAR, representante comercial e bloguero vínico nas horas vagas (poucas).

Marcus Vale - Decantação

Foi um concurso muito interessante, a dita do organizador José Carlos Santanita, o nível dos três finalistas foi muito bom, os erros mínimos e geralmente provocados pelo nervosismo, pelo menos de minha parte que foi o primeiro a se apresentar.

Marco Ferrari - Harmonização

A minha lastima não foi ter ficado em terceiro, acho inclusive que o primeiro lugar do meu amigo e seguidor do blog, Renato, vai ser muito importante para dar impulso a carreira dele, o que tenho a lamentar foi a escassa afluência de profissionais de restaurantes e hotéis, ao longo da fase preparatória, o curso de 20 horas que nós tivemos foi extremamente enriquecedor, em informações de grande importância sobre a enografia portuguesa e sobre o serviço de vinho como deve ser, o facilitador, o sommelier português José Carlos Santanita é um profissional extremamente competente e seguro, além de possuir uma didática excelente.
O conhecimento adquirido ao longo de um curso desse nível com concurso final que obriga o participante a se esforçar mais e acaba assim fixando as informações recebidas, contribuiu muito para minha formação, porque então os diretos interessados, da restauração e hotelaria, não compareceram como aconteceu nas demais cidades por onde este evento passou?
Em Salvador foram mais de 400 candidatos para ocupar as 100 vagas disponíveis, em Fortaleza das 100 vagas somente foram preenchidas 41, com a carência de profissionais de qualidade em nosso estado, especificamente no setor da restauração, era de esperar que tivesse uma procura semelhante, mas nada disso aconteceu, não entendo.
Fortaleza e o estado do Ceará com suas praias representam um destino turístico consolidado em nível mundial, estamos as véspera de receber uma Copa do Mundo, investimentos pesados estão sendo realizados visando melhorar as estrutura existentes além de criar outras novas, justamente para melhorar a qualidade da estadia em nossa cidade, porém parece que aqueles que são os diretos beneficiados, por ser profissionais envolvidos nesse mercado não atentam que tudo isso não vai ser suficiente se não for acompanhado de uma reciclagem profunda em suas habilidades profissionais, isso somente pode acontecer através do estudo e do sacrifício em primeira pessoa, é de se esperar que os próprios empresários do ramo atentem para isso, coisa que até agora não aconteceu, oferecendo condições para que seus colaboradores procurem a formação.
Isso é indispensável e já não pode ser adiado. O tempo não está a nosso favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário