sábado, 30 de julho de 2011

NOÇÕES BÁSICAS DE VINHO - O Serviço do Espumante

Para abrir corretamente a garrafa de espumante precisa seguir alguns passos básicos: antes de tudo retire a garrafa do balde, incline-a levemente, retire a parte superior da cápsula; retire a gaiola de arame girando no sentido horário e pressionando para fora, evitando que o arame gire sobre si mesmo e quebre; todas essas operações precisam ser executadas mantendo o polegar da mão esquerda (se for destro) acima da rolha, para evitar que a pressão do espumante nos surpreenda e resolva "estourar" de vez a rolha.


Uma vez retirada a gaiola, faça girar a rolha, que começará a sair impulsionada pela pressão do líquido; a técnica correta prevê que a força de rotação seja feita sobre a garrafa, com a mão direita, por apresentar uma superfície maior de apoio, enquanto a mão esquerda fica segurando a rolha para esta não escapar sob efeito da pressão.


Deixe escapar lentamente o gás, evitando o estampido. O espumante aberto desta forma manterá o gás dissolvido por mais tempo e poderá ser apreciado lentamente.

Se você não for sommelier e não estiver trabalhando no serviço de restaurante, comece colocando uma pequena quantidade em todas as taças, para que a mesma vá se resfriando, evitando a formação exagerada de espuma, bem como a perda de gás. 
Se, do contrário, for sommelier e estiver executando o serviço de espumnate diante de clientes, é de se esperar que sirva cada taça de uma vez, controlando a espuma através da velocidade de serviço.


Uma dica, para evitar a formação de espuma em demasia, é interessante usar taças previamente resfriadas, isso ajuda muito.


Regule o nível do espumante nas taças, cada garrafa precisa servir seis taças, possivelmente todas elas com o mesmo nível de liquido.


Veja a correta abertura no link 
http://www.fisar.com/index.asp?notizia=2289&codice=51

2 comentários:

  1. quero dar uma pequena festinha e preciso de um bom espumante e o mais importante, barato :)

    ouvi falar dos espumantes garibaldi, encontrei ate a distribuidora em fortaleza, mais nunca bebi ou provei, gostaria da opiniao de alguem que conheca a bebida

    obrigada
    ?

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria,
    uma boa pedida com excelente relação custo-beneficio é o espumante Arte Brut da Casa Valduga, você pode ver um orçamento com o distribuidor em Fortaleza, a Opção (3261 3030 - Rute), mesmo assim acho que o mais importante é marcar uma degustação, assim quem vai escolher vai ser você mesma, de acordo com o seu gosto, se o distribuidor que lhe atende não disponibilizar a degustação, o meu conselho é que fique de olho, outra coisa, preste atenção a idade do espumante, precisa ser o mais novo possível, e as condições de armazenamento do distribuidor, no calor de Fortaleza, um espumante leve como os que está procurando tem vida curta, quando não é armazenado corretamente.
    Espero ter sido de ajuda,
    obrigado pelo comentário,
    Marco

    ResponderExcluir