segunda-feira, 19 de setembro de 2011

AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS - É na Próxima Semana

Avaliação Nacional de Vinhos 2011 - Grandes nomes, grandes vinhos
Painel de comentaristas confirmados de oito países.
O 16º degustador será sorteado entre o público.


De um lado um público de 820 apreciadores de vinho. De outro um painel de 16 comentaristas especializados no assunto. E nas centenas de taças o mesmo vinho sendo degustado por todos ao mesmo tempo. Detalhe, em silêncio absoluto. Este é o cenário da 19ª Avaliação Nacional de Vinhos - Safra 2011 no dia 24 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Quinze especialistas de oito países estão confirmados. O 16º degustador, será sorteado entre o público.

Argentina, Brasil, Chile, França, Holanda, Itália, e Uruguai. Estes são os países confirmados e estarão sendo representados por 16 degustadores que integram o painel de comentaristas da 19ª Avaliação Nacional de Vinhos - Safra 2011. Eles estarão comentando as 16 amostras selecionadas para o dia do evento, escolhidas entre a relação dos 30% representativos da safra.

Uma das 16 amostras é servida. Depois de degustada, cada participante dá sua nota e assinala seus comentários na ficha de degustação. Logo em seguida, é feito o comentário do vinho por um dos 16 comentaristas, que apresenta os resultados de sua apreciação sobre o vinho. As observações quanto aos aspectos visual, olfativo e gustativo apresentadas pelo degustador convidado podem ser anotadas pelo público servindo como referência para futuras interpretações. Isso permite o aprimoramento do gosto pelo vinho, evidenciando o espírito educativo da Avaliação. Em seguida, passa-se para outra amostra repetindo-se o mesmo procedimento até o final.

O painel é formado por especialistas, sommeliers, jornalistas e enólogos. A composição é feita pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), promotora do evento, que se preocupa em convidar comentaristas que têm relação com a cultura e promoção do vinho. Um público de 820 pessoas conhecerá em primeira mão a representatividade da Safra 2011.

COMENTARISTAS CONVIDADOS
1. Adão Villaverde - Deputado Estadual e Enófilo - Brasil
2. Bruno Agostini - Jornalista - Brasil
3. Claudia Quini - Engenheira Agrônoma e Enóloga - Argentina
4. Cristina Pandolfi - Enóloga - Argentina
5. Estela de Frutos - Enóloga - Uruguay
6. Irineu Guarnier - Jornalista - Brasil
7. Jean-Lucien Cabirol - Dr. Enologia - França
8. Jorge Ilha Guimarães - Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia - Brasil
9. Juliana Reis - Sommelier Senac/SP - Brasil
10. Lucindo Copat - Enólogo do Ano 2010 - Brasil
11. Luis Henrique Rivoiro - Editor da Revista Playboy - Brasil
12. Patricia Jota - Jornalista da Folha de SP - Brasil
13. Roberto Rabachino - Presidente da FISAR Internacional - Itália
14. Ronald Pieter de Groot - Jornalista - Holanda
15. Sergio Hormazabal - Enólogo - Vice-Presidente da Associação de Enólogos do Chile
Fonte: ABE; site www.vinhocultura.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário