sábado, 10 de setembro de 2011

VINDIMA 2011 NA ITALIA - PRIMEIRAS ANTECIPAÇÕES

Segundo as estimativa da ASSOENOLOGI (Associação Enologi e Enotecnici Italiani), a vindima 2011 deverá apresentar uma produção menor em quantidade mas substancialmente melhor do ponto de vista da qualidade, são estimados 44 milhões de hectolitros entre vinho e mosto, 5% abaixo da vindima 2010 quando foram contabilizados 46,745 milhões de hectolitros; a qualidade das uvas é considerada excelente, até o momento, portanto a previsão é de um millesimé de alto nível.

Vinhedo de Nebbiolo da Barolo - Barolo - Piemonte

As anomalias climáticas que caracterizaram o ano de 2011 (não apenas na Itália, diga-se de passagem), deixaram a falsa impressão que seria necessário antecipar as datas da colheita (na Itália estas datas são definidas pelas respectivas entidades responsáveis pela D.O.C. de acordo com o andamento climático, ano a ano, região a região), para preservar a qualidade das uvas e do vinho, indicio que precisou ser revisto de ultima hora, face ao providencial calor que fez na ultima quinzena de Agosto.
Em Franciacorta, terra de espumantes, com colheitas que precisam começar mais cedo para manutenção das características ideais desejadas de acidez, a colheita começou em 8 de Agosto, as outras uvas precoces do Norte da Itália (Chardonnay, Pinot e Sauvignon) começaram após o dia 15 de Agosto, enquanto no Sul da bota ha quem fale em atrasar de alguns dias a data da colheita, para atingir uma maturação elevada.

Vigne di Toscana - Acrílico sobre tela - Antonio Cilis

A QUANTIDADE.
"Em 2011 são previstos" - segundo Giuseppe Martelli, diretor geral da Assoenologi - "44 milhões de hectolitros  5% abaixo do que produzimos em 2010, e abaixo da média dos últimos cinco anos, de 46,187 milhões de hectolitros, e bem abaixo da média da ultima década, de 47,562 hectolitros".
A Itália fica dividida em duas partes, enquanto no Norte, que engloba todas as regiões setentrionais, incluindo a Toscana, a queda representa no máximo 5%, na parte Sul da península a queda é muito mais acentuada, na ordem de até 20%.

Vinhedos de Alcamo DOC - Sicilia

A QUALIDADE.
Este ano a qualidade das uvas, até o presente momento de maturação, é bastante elevado e homogêneo, daí a previsão de vinhos de elevado perfil, isso já é um fato para os vinhos brancos, enquanto para os tintos, de uvas de maturação mais tardia, existe uma suspense de fato, pois essas uvas serão colhidas ao longo do més de Setembro, com algumas tipologia se estendendo até o més de Outubro.
Será portanto o andamento climático das próximas semanas a definir de vez o nível qualitativo da vindima 2011.

A ITALIA E O MUNDO.
A produção mundial de vinho é de 300 milhões de hectolitros (40 bilhões de garrafas), o 60 % desse montante é produzido pela União Europeia. O 17% da produção mundial e o 30% da europeia "falam italiano".
Enquanto isso o consumo interno continua caindo, em 2010, segundo dado da Assoenologi, estava entorno de 43 litros per capita, frente aos 47 do ano de 2007, que já era de 70% abaixo do consumo médio da década de 70, quando os italianos consumiam 120 litros de vinho per capita.

Fonte: ASSOENOLOGI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário