terça-feira, 6 de setembro de 2011

VINHOS DO PIEMONTE - LA BARBERA

Vinho tinto, vermelho rubi, com reflexos alaranjado quando envelhecido, é um dos mais consumidos no Piemonte; existem quatro denominações de BARBERA D.O.C.. Antigamente a Barbera (um dos poucos vinhos que pedem o artigo feminino, de acordo com a tradição piemontesa), era de um vermelho retinto, quase preta; hoje não se produz mais com estas características, pelo menos nas regiões sujeitas a Denominação de Origem Controlada.
Trata-se de um vinho muito antigo, o nome tem sua origem antes do ano 1000, existem citações documentadas do ano de 1514, além dos seculos a seguir.
Nesse caso vamos analisar as características da Barbera DOC, em suas quatro tipologias, mas vale lembrar que existem pequenos produtores em todas as áreas vinícolas do Piemonte, que conseguem resultados excelentes, verdadeiro deleite dos apaixonados, que transformam a busca pela Barbera artesanal de melhor qualidade em uma espécie de caça ao tesouro, através de paisagem belíssimas, ricas em vinhedos, cultivados por personagens fora dos padrões do moderno vinho internacional, que, as vezes como hobby, cultivam e vinificam suas Barberas de forma artesanal e muito ligada a tradição e aos sabores e saberes dessa terra.


BARBERA D'ALBA D.O.C. Vinho de sabor seco, de boa acidez, levemente tânico, é o mais austero dos vinhos produzidos com essa uva; seu teor alcoólico minimo permitido é de 12% e pode ser comercializada após um ano de envelhecimento; poderá ser chamada de "Superiore" caso atinja 12,5% de teor alcoólico e com envelhecimento de dois anos, sendo um em madeira.

BARBERA D'ASTI D.O.C. Vinho seco, sápido e de boa acidez, característica comum para toda Barbera, em algum caso pode ser levemente "amabile" (quase suave, mais ou menos correspondente a classificação demi-sec). Deve apresentar 12,5% de teor alcoólico e um ano de envelhecimento, podendo ostentar a qualificação de "Superiore" se envelhecida no minimo dois anos, sendo um em madeira.
Desde 2008 a Barbera d'Asti é considerado vinho a Denominação de Origem Controlada e Garantida, D.O.C.G.

BARBERA DEI COLLI TORTONESI D.O.C. Pode conter em sua composição, uvas FREISA, BONARDA e DOLCETTO, juntas ou separadas, em porcentagem não superior a 15%. Trata-se de um vinho seco, as vezes "vivace" (leve toque de frizante natural), de acidez refrescante, de médio corpo, com aroma vinoso intenso. Graduação alcoólica mínima de 12%, esta Barbera também pode ser classificada como "Superiore" de acordo com o teor alcoólico e o envelhecimento.

BARBERA DEL MONFERRATO D.O.C. De cor vermelho rubi intenso, produzida com uvas Barbera 85%, podendo ser admitido o corte com uvas FREISA, GRIGNOLINO e DOLCETTO. Vinho seco, sápido, mineral, as vezes "amabile", dependendo do tipo, é comum apresentar um leve frizante natural.
Pode ser comercializada e consumida já no ano sucessivo a colheita (a Barbera é colhida geralmente em Setembro); é a única Barbera que pode ser consumida jovem, caso envelheça dois anos em madeira pode ser chamada "Superiore". A Barbera del Monferrato é, desde 2008, um vinho que ascendeu à máxima categoria italiana, a D.O.C.G.


Com certeza a Barbera é o vinho mais popular do Piemonte, provavelmente de todo o Norte da Italia, já inspirou comédias e peças de teatro como "Il Vino di Barbera", opera cômica apresentada no Carnaval de 1866.
A Barbera foi citada na literatura italiana clássica por dois grandes poetas como Josué Carducci e Giovanni Pascoli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário