terça-feira, 20 de setembro de 2011

MAIS E MAIS MOTIVOS PARA BEBER VINHO (moderadamente) - Do Paradoxo Frances às Virtudes Terapêuticas.


O "paradoxo francês" da medicina, que faz cientistas questionarem como esta população pode ter menos cânceres e doenças cardiovasculares apesar da dieta rica em gorduras, pode ser explicado por uma substância química presente no vinho tinto, que os franceses consomem em boas quantidades, segundo um estudo da revista Câncer Research.

A substância chamada trans-Resveratrol ou Res, é conhecida por suas "propriedades antiinflamatórias e anticancerígenas" e controla as atividades de uma proteína, que é capaz de ativar ou desativar certos genes no interior de um núcleo celular, frisa uma das principais autoras do estudo, a doutora Minnie Holmes-McNary, da Universidade de Carolina do Norte em Chapel Hill.

Os pesquisadores, que trabalharam com células de cultivo humano e de ratos, observaram que o Res modula a atividade da NF-kappa B, uma proteína que une o DNA ao interior do núcleo celular e genes ativos ou inativos.
Supostamente, o Res ajuda a desativar um mecanismo de proteção natural que resguarda as células cancerígenas de serem aniquiladas.

"Quando o Res estava ausente do cultivo in vitro, as células cancerosas sobreviveram, mas quando estava presente (...), conseguimos provocar a morte dessas células" desencadeando a ação de um gene, escreveu Holmes-McNary.
"Esta experiência é muito interessante porque explica como uma dieta alimentícia atua ao nível das moléculas", frisa a pesquisadora.

Os especialistas frisaram que o Res atua igualmente sobre um processo genético envolvido na inflamação e ou no desenvolvimento da arteriosclerose ou bloqueio dos vasos sanguíneos, e que portanto, suas pesquisas podem ter aplicações em doenças cardiovasculares.

AS VIRTUDES TERAPÊUTICAS DO VINHO
É muito importante salientar que as virtudes terapêuticas do vinho só ocorrem se:

- bebido com moderação

- regularmente e

- durante as refeições

O grande responsável pelos efeitos benéficos do vinho à saúde são os polifenóis, isso porque eles têm:

- um potente efeito antioxidante e

- uma ação antibiótica (eles matam um grande número de bactérias e inibem o crescimento de vários vírus, entre os quais o do herpes e da poliomielite).

Os franceses apesar de comerem muitas gorduras, fumarem mais que em outros países industrializados e terem menos atividade física, tem menos doenças do coração e morrem menos por isso. E a explicação foi de que os franceses tomam mais vinho sempre durante as refeições.

As pessoas que bebem vinho moderadamente, durante as refeições e regularmente, tem 20% menos de chance de ter câncer de qualquer tipo. E as que têm câncer e bebem vinho da mesma maneira, tem sobrevida maior. E os pacientes que tem câncer e fazem tratamento com quimioterapia e radioterapia e bebem vinho regularmente, moderadamente, nas refeições, toleram bem mais este tratamento.

O vinho melhora a consistência, elasticidade, hidratação e microcirculação da pele. O efeito da ação dos polifenóis do vinho na recuperação da pele é impressionante. As mulheres podem ter essa benção no tratamento das rugas. Impressiona, talvez, porque seja o lugar onde se pode enxergar o seu efeito.
As pessoas que envelhecem tomando vinho regularmente, moderadamente e durante as refeições, envelhecem com melhor qualidade de vida, tem:

- melhor comunicação;

- melhor nível de atenção;

- menos agitação,

- menos incontinências e

- QI mais elevado

As mulheres que tomam de 2 a 3 taças de vinho ao dia, regularmente, ganham massa óssea e tem menos osteoporose.
Na fase inicial, o vinho inibe em até 80% o crescimento do HIV. Os pacientes com AIDS e que estão fazendo o tratamento com o coquetel antiviral e bebem vinho moderadamente, regularmente, durante as refeições, tem um maior período de latência (período em que ficam com o vírus sem manifestar a doença).
As pessoas que tomam vinho durante as refeições tem melhor digestão.
O vinho tem uma ação antiinflamatória bem definida.
Os polofenóis do vinho inibem, são uma real barreira às manifestações alérgicas.
Os polifenóis tem ação preventiva e curativa na placa e cárie dentária. No Japão já existem várias patentes de creme dental à base de polifenóis do vinho.
As instituições abaixo (que são muito severas nos seus critérios científicos), reconhecem que as pessoas que não têm contra-indicação à ingestão de bebidas alcoólicas, e que bebem vinho com moderação, regularmente e durante as refeições, tem benefícios para a saúde:

* FDA;

* AHA [American Hart Association];

* SBH [Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial];

* NSA [National Stroke Association].

Frase da Drª Mathilde Cathiard, cientista francesa: "O vinho como medicamento está longe de ser uma idéia ridícula".

Fonte UVIBRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário