terça-feira, 13 de setembro de 2011

MINICURSO DE DEGUSTAÇÃO E ANALISE SENSORIAL EM FORTALEZA



Na próxima Quarta Feira 21 de Setembro, as 19:00 horas, teremos, em Fortaleza, um mini curso de degustação e analise sensorial, dirigido para todos os apreciadores de vinho que desejam expandir seus conhecimentos com relação as técnicas de degustação.
E' um curso preparado pensando naquele que gosta de vinho mas ainda não teve oportunidade de participar de degustações didáticas, porém tem curiosidade suficiente para buscar mais conhecimento.
Serão apresentados oito vinhos de excelente qualidade, entre espumantes, brancos e tintos de vários estilos e procedências.

 Na degustação dos espumantes tentaremos evidenciar como as diferenças dos métodos de produção, Charmat e Champenoise, influem no gosto e nas características percebidas no copo, na hora da prova, para isso escolhemos um Charmat produzido no Chile, por uma vinícola de renome internacional e um Champenoise da Serra Gaúcha de qualidade premiada.

 Os vinhos brancos serão três de diferentes tipos e estilos, começaremos com um tradicional Torrontés argentino, muito aromático e injustamente subestimado pelos enofilos de Fortaleza, em seguida iremos analisar as diferenças entre dois Chardonnay com diferente maturação, será a vez de tirarmos a limpo o que uma barrica de carvalho, de boa qualidade, faz em prol do vinho, veremos isso na pratica, no copo.

 Os tintos também serão três diferentes representantes de países com distinta tradição enológica, começaremos com um tinto leve que não passa por madeira; em seguida será a vez de um Cabernet Sauvignon clássico chileno, um Reserva com afinamento prolongado, onde iremos evidenciar os aromas terciarios que se desenvolvem com estagio em carvalho.
Para fechar com chave de ouro, escolhemos um representante de luxo da velha escola italiana, um Rosso di Montalcino da Fattoria dei Barbi, renomado produtor da Toscana, de estilo tradicional e austero.

 O evento acontecera' no anexo do Emporio Delitalia, que foi reformado para abrigar eventos e palestras de enogastronomia, com uma capacidade para mais de trinta pessoas confortavelmente sentadas, contaremos com recursos multimídia e material de apoio para o participante levar para casa e rever com mais calma; no intervalo do curso será servido um coquetel com os pães e petiscos oferecidos pelo próprio Emporio.
 Essa iniciativa faz parte de um projeto mais abrangente que será lançado na ocasião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário